domingo, 9 de dezembro de 2018

O “Sindicato União dos Operários Marítimos de Santarém”


Revestiu-se de excepcional brilho a festa com que esta novel e pujante agremiação de homens humildes do trabalho, promoveu no dia 23 de junho do corrente, para inaugurar sua sede social na travessa Rio Branco, Nº 05, e proceder o juramento solene da classe à bandeira, sob cujo desígnio, os associados trarão os destinos desse grêmio de proletários.

Com a presença de elevado número de sócios, representante das demais associações e várias famílias, às nove horas do dia, o presidente Sr. Manuel de Oliveira abriu a sessão e convidou para dirigir os trabalhos o Sr. Digno Prefeito Municipal, Major João Nogueira e, para tomar acento a mesa, o Sr. Capitão José Beltrão, correto delegado de polícia da cidade e Augusto Montenegro, diretor responsável deste jornal. Depois de lida a ata da sessão passa, com a palavra o sócio benemérito Dr. Joaquim Gomes Diniz, explicando o motivo da reunião incitou a classe marítima a proceder sempre dentro da ordem e do respeito à lei e agradeceu o comparecimento dos presentes, dando a mão ao sócio Ulysses Marques Corrêa que a proferiu o juramento solene sendo o mesmo feito para todos os sócios.
Entregando a bandeira a senhorita Maria Iza dos Santos, escolhida para servir de madrinha, convidou o Sr. Osman Bentes, que paraninfou o ato, para em companhia da madrinha, ergueram o dito pavilhão no topo do mastro da sociedade.
Por essa ocasião ouviu-se, executado por afinada orquestra, o Hino da Sociedade. E depois usou a palavra, a senhorita Maria Iza que produziu formosa oração, abafada no final por muitas palmas. Falou também o Sr. Osman Bentes que, em eloquente discurso, dirigiu palavras de feliz prosperidade aos marítimos. O presidente, depois, encerrou a sessão tendo em antes se manifestado grato aos sócios do SINDICATO MARITIMO, pela maneira distinta que tratam os negócios da Sociedade.
Foi então servido farta mesa de doces e licores, abrilhantando a ato, escolhido um grupo de músicos que tocou vasto programa de boas músicas.

NOTA: Publicado no jornal O Momento de 29 de junho de 1935.


Nenhum comentário:

Postar um comentário