domingo, 10 de novembro de 2019

Primeira semana jurídica reuniu população santarena


Numa promoção do Campus Avançado de Santarém, através dos estagiários da área de Direito e Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina, que atuam no escritório de assistência judiciária gratuita no Fórum, foi realizado durante o período de 12 a 15 passado, na sede social do São Raimundo Esporte Clube, a Primeira Semana de Conhecimentos Jurídicos de Base de Santarém.

A abertura do conclave foi feita pelo Juiz do Trabalho, Vicente Fonseca, que fez uma palestra sobre os direitos do trabalho, abrangendo assunto sobre 13º salário, férias, gratificação, direitos e deveres do empregado e acidente no trabalho. Já no dia 13, foi proferida palestra pelo advogado Hailton Cabral Duarte e pelo Delegado de Polícia Regional do Baixo Amazonas, Manoel Gonçalves de Oliveira. Os dois abordaram sobre denúncia, queixas, representação, homicídio, infanticídio, aborto provocado, lesões corporais, calúnia, difamação, sedução, roubo, furto e adultério.
Dando continuidade à Primeira Semana de Conhecimentos Jurídicos de Santarém, na noite do dia 14, mais dois advogados proferiram palestras sobre posse e propriedade (noções), posse justa e injusta, ações possessórias, efeitos de posse, espécie e qualificação de posse e registro de imóveis. Já no dia 15, o encerramento foi feito com palestra proferida pelas advogadas Irene Hasse e Lagette Cavallero. Foram abordados assuntos sobre os regimes de casamento, efeitos jurídicos, dissolução, separação e divórcio, relação do parentesco, tutela, investigação da paternidade, registro público e direitos e deveres de marido e mulher.
O conclave teve com finalidade de transmitir conhecimentos à comunidade de seus direitos e obrigações, especificamente os que se referem a família. Dele participaram 80 pessoas da comunidade santarena e todas elas receberam no dia do encerramento do curso, um certificado de participação

NOTA: Publicado no Jornal do Baixo Amazonas de 17 de fevereiro de 1979.

Nenhum comentário:

Postar um comentário