domingo, 10 de novembro de 2019

Comerciantes denunciam rodoviária


As críticas ao projeto do Terminal Rodoviário de Santarém estão evoluindo. A primeira entidade a tomar posição definida contra a execução do presente projeto foi a Associação Comercial de Santarém, cujo Boletim informativo de janeiro traz o assunto em destaque. Segundo o Boletim, “pelo que nos foi dado ver, o Terminal de Santarém, por suas acanhadas instalações, ao ser concluído já será obsoleto, e isso levou a nossa Associação, juntamente com o Clube de Diretores Lojistas a tomar posição contra mais esse absurdo”.
A Associação Comercial de Santarém remeteu expediente ao governador do Estado, ao futuro governador Alacid Nunes, à direção da Fundação dos Terminais Rodoviários do Pará – FUNTERPA, à Câmara Municipal é à Assembleia Legislativa, denunciando a obra cujas dimensões pequenas demais, não atendem o movimento de entrada e saída de ônibus atualmente verificado na cidade.

GRAVE ERRO
As denúncias, agora as públicas, dos comerciantes, sobre a inadequação do projeto do Terminal Rodoviário de Santarém visam “obter das autoridades competentes o aumento das instalações, para que não se repita o grave erro cometido com a construção do terminal de passageiros do nosso novo Aeroporto”.
O terminal rodoviário já começou a ser construído na confluência das Avenidas Cuiabá e Magalhães Barata (antiga Rodagem), em forma triangular. Os dois pavimentos previstos ocuparam uma área de apenas 1500 metros quadrados, com capacidade somente para 4 ônibus entrando e 4 saindo, na explicação de um técnico da ENGEPLAN, firma responsável pela construção do mini-terminal. Iniciada a 15 de janeiro, a obra deverá estar pronta, se não houver modificação do projeto, dentro de sete meses, a um custo de 6 milhões e 800 mil cruzeiros.
A decisão de construir o Terminal Rodoviário de Santarém foi tomada no ardor da campanha política passada e a área prevista para a implantação era bem maior que a atual. A população de Santarém ficará sumamente agradecida se o governo do Estado determinar a imediata paralisação da obra que, sem dúvida, será uma fonte de problemas a curto prazo em virtude do cotidiano aumento do volume nas entradas e saídas de ônibus para o interior, assim como dos intermunicipais e interestaduais. A nova estação não ser obsoleta dentro em breve, ela já está nascendo obsoleta, é uma criança que está nascendo velha e deficiente. A cidade precisa de coisa melhor e não de um improvisado terminal rodoviário.

NOTA: Publicado no Jornal do Baixo Amazonas de 17 de fevereiro de 1979.

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