domingo, 10 de novembro de 2019

Semana dos recursos Amazônicos


A Sociedade de Preservação dos Recursos Naturais e Culturais da Amazônia – SOPREN, vai promover de 22 a 27 de janeiro, a realização da Segunda Semana Amazônica de Preservação da Fauna Aquática. O presidente da entidade, Camilo Viana, alinhava uma série de sugestões para serem divulgadas incrementadas pelos meios de comunicação social, como suporte informativo para aquele conclave que ocorrerá em Belém.

Entre os conselhos alinhavados pelo professor Viana estão estes: não pescar com bombas; usar redes de pesca adequadas; os bichos de casco não podem ser comercializados, procure o IBDF para saber como cria-los; os peixes têm suas épocas de desovas, não promova pescarias nesse período; os animais não podem ser abatidos quando jovens, quando estão em período de gestação ou amamentando suas crias. É um crime caça-los nessas épocas; vamos manter os nossos rios limpos; a indústria tem o dever de não poluí-los.
Durante a realização da semana, as instituições públicas tais como o Governo do Estado, as prefeituras, a secretaria de Agricultura, a Sudepe, a Emater, o IBDF, a Aster e as diretorias regionais da SOPREN, promoverão intensa programação, quando uma série de atividades preservacionistas marcará a passagem do evento.
A SOPREN ramifica-se por toda a Amazônia e tem na presidência o professor e médico Camilo Viana. As atividades desse órgão visam a motivação das lideranças e do povo da região no sentido de usar dos benefícios da natureza sem destruí-los, preservando-os. Em Santarém, a SOPREN tem se motivado mais pelos manifestações culturais e folclóricas da Vila de Alter do Chão. No mais a entidade tem se mostrado desmotivada para um trabalho mais intenso em Santarém, onde a depredação é intensa.

NOTA: Publicado no Jornal do Baixo Amazonas de 06 de janeiro de 1979.

Nenhum comentário:

Postar um comentário