sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Isto foi notícia: Educação em Terra Santa – 1911

A Vila de Terra Santa, em idos de 1911, pertencia ao município de Faro. A notícia abaixo transcrita é da avaliação escolar no dia 04 de novembro daquele ano, bem como de um casamento realizado na mesma data. Eis a nota publicada no Jornal O Estado do Pará:


No dia 4 seguiram, em lancha especial, para a Vila de Terra Santa os senhores intendente municipal, o dr. juiz de direito da comarca, o diretor do grupo escolar e as professoras do mesmo estabelecimento, donas Amália Lavôr Cotrin e Silva e Rosalinda Cavalcante de Paula, a fim de efetuarem os exames nas escolas municipais da mesma vila. Ao chegarem deu-se começo aos exames, sendo a bancada do sexo masculino presidida pelo senhor intendente e a do feminino pelo dr. juiz de direito.
Aos exames compareceram 75 alunos e 47 alunas, sendo satisfatório o resultado, usando da palavra por longo tempo, o dr. juiz de direito que incitou a mocidade ao verdadeiro cumprimento dos deveres escolares.
À tarde desse dia, na mesma vila, contraíram matrimonio o sr. Major Antônio R. Souza com d. Antônia Maria de Souza e Raymundo de Abreu com d. Luzia Celno Azedo, viúva do coronel Ramiro Campos Azedo”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário