segunda-feira, 6 de junho de 2016

A Visita do major Moura Carvalho a Oriximiná – 1946

Logo ao pisar terras oriximinaenses foi o major Moura Carvalho saudado, em nome da Legião Feminina Magalhães Barata, pela senhorinha Maria de Jesus Calderaro Guerreiro, que pronunciou o seguinte discurso:


“Exmo. Sr. Major Moura Carvalho, luzida comitiva.
Não é sem emoção que levanto a voz neste momento para saudá-lo em nome da juventude oriximinaense. Antes de tudo, porém, e seria ingratidão não o fazer, quero deixar transparecer o nosso pesar pela ausência daquele que nós acostumamos a admirar, Coronel Magalhães Barata, ídolo de nosso povo e libertador de nossa terra.
Como continuador certo de sua obra gigantesca, no que se refere ao bem estar e progresso do Pará, bem como pelos dotes pessoais que possuis, nós vos recebemos, Major Moura Carvalho, com o coração transbordante de júbilo, pois, sabemos que o vosso caráter tem a têmpera do aço usado nas espadas dos soldados do Brasil. Estamos certos que teremos em vós, e em vosso governo, um obstáculo seguro e indestrutível, onde se abaterá imponente, toda a vilania e toda a tempestade que queira toldar o nosso sossego.
Nesta hora de vibração cívica, eu vos saúdo Major Moura Carvalho, como futuro governador constitucional do Pará, e vos desejo felicidades”.

Recebidos os cumprimentos do prefeito José Gabriel Guerreiro, dos membros do Diretório Municipal do PSD e de numerosos correligionários, dirigiram-se os caravaneiros, seguidos de grande massa popular, para a Praça São Sebastião, onde foi levado a efeito concorrido comício público, tendo, além do Major Moura Carvalho, usado da palavra os senhores: Líbero Luxardo, Arquelau Mota, Benedito Carvalho, Álvaro Paz do Nascimento e Isaac Israel, todos vibrantemente aplaudidos pela incomputável multidão que repletava o grande logradouro público.
Terminado o comício, visitou o Major Moura Carvalho, em sua residência, o seu velho e prezado amigo, Helvécio Guerreiro, com quem entreteve animada palestra, dirigindo-se após, para o mesmo fim, à residência do correligionário Miléo, onde ouvimos satisfeitos, com absoluta nitidez, o suplemento radiofônico do “O Liberal”, irradiado pela nossa emissora PRC – 5, diariamente, às 20,30.
Terminadas as visitas, foi-nos oferecido pelo Diretório Municipal lauto jantar, servidos por graciosas senhorinhas da Legião Feminina Magalhães Barata, findo o qual, visitou ainda o Major Moura Carvalho e seus companheiros, a Sede do Diretório e a Usina de Eletricidade.
O nosso relógio já marcava 23,30, quando, debaixo das maiores aclamações do povo, o “Ajuricaba” levantou ferros, rumo a Santarém, com pequena escala em Óbidos, onde deixamos, à1 hora do dia 24, os amigos que nos haviam acompanhado.


NOTA: Publicado no jornal O Liberal de 03 de janeiro de 1947. A visita aconteceu a 23 de dezembro de 1946.

Nenhum comentário:

Postar um comentário