quinta-feira, 9 de junho de 2016

Uma crônica junina do Ginásio Dom Amando – 1947

Dois acontecimentos são dignos de especial menção em nossa crônica de junho: o primeiro, de caráter mais serioso – as provas parciais que se realizaram a partir do dia 16. O segundo, de feição mais alegre,  – a excursão a Belterra, no dia 22. Partindo na madrugada desse dia, chegamos ao “Porto Novo” pelas 7 horas da manhã, sendo daí transportados em ônibus, caminhões e carros de outras espécies, para o planalto belterrense.

Pouco antes de entrar na Vila, formaram-se as colunas ginasianas, avançando, então, garbosamente ao som de tambores e cornetas rumo à praça central. Após ligeiro café, deu-se início a Santa Missa, celebrada pelo Exmo. Sr. Prelado e cantada pelo coro do GDA. O resto do dia decorreu alegremente: almoço, descanso; pelas 4 horas houve um amistoso de “volley-ball” entre a nossa equipe e a dos marianos locais, saindo os nossos vitoriosos em todos os quatro jogos realizados. Com a procissão e a benção do Santíssimo Sacramento, terminaram as homenagens realizadas ao glorioso padroeiro Santo Antônio. À noite, no animado “largo”, reuniram-se ainda uma vez os nossos rapazes para uma ligeira demonstração de amizade e agradecimento ao sr. dr. Ney, dd. subgerente de Belterra, a quem devemos a realização deste belo passeio. Interpretando os sentimentos dos seus colegas, usou a palavra o ginasiano Joffre Cohen, expressando a nossa gratidão em palavras que desejáramos repetir estendendo-as ainda ao distinto amigo, sr. Vidal Bemerguy que, com paternal solicitude, cuidou do nosso transporte e hospedagem. A estes dois amigos, bem como aos Revmos. Padres de Belterra e a todos os que contribuíram para este belo dia, o nosso sincero: muito obrigado!
O Centro Cívico Jackson de Figueiredo tem neste mês a registrar apenas a sessão extraordinária do dia 4, em que foram eleitos os membros da nova diretoria para o período de 1947 a 1948, a saber: Joffre Mattos Cohen – presidente; Arnaldo Braga – vice presidente; Wilson Bentes e Augusto Guerreiro, respectivamente 1º e 2º secretários; Douglas Mattos Cohen – tesoureiro; Oiram Ribeiro – orador oficial e Silvestre Savino, bibliotecário.


NOTA: Publicado no jornal O Mariano de 30 de junho de 1947.

Nenhum comentário:

Postar um comentário