segunda-feira, 6 de junho de 2016

O “Euterpe-Jazz” de Santarém na Festa de Santo Antônio de Alenquer – 1933

Em visita de cordialidade e a fim de contribuir com seu modesto concurso para maior brilhantismo da suntuosa festa do glorioso Santo Antônio, padroeiro da encantadora cidade de Alenquer, seguiu, segunda-feira última, na “Marilita”, o nosso conjunto musical Euterpe.
Ao chegar à vizinha cidade, foi recebido com gerais manifestações de simpatia recebendo, ainda à bordo, os cumprimentos dos senhores dr. Ignácio Simões e Cássio Guimarães (nosso cônsul ali), sendo conduzidos à residência da família Antônio Simões, onde foi servida farta refeição matinal.

A cidade estava engalanada e o templo-matriz regurgitava de pessoas. A missa da festa foi acompanhada a grande instrumental, com toda solenidade do ritual.
Ao “Sanctus” da missa, girândolas de fogos fenderam os ares e uma salva de morteiros se fez ouvir.
À tarde, teve lugar a procissão, com acompanhamento de extraordinário número de romeiros.
Das 7 às 8 horas da noite o “Euterpe” ocupou o coreto da praça, deliciando o povo com a execução de um repertório escolhido e novíssimo, recebendo confortadoras ovações do povo que, satisfeito, não lhe regateava aplausos.
Às 10,30 da noite teve lugar, no “Club União”, centro de diversões do escol alenquerense, esplendida festa, tendo o “Euterpe” apresentado saltitante programa que agradou sobremodo.
Às 3,30 da manhã de 14, regressava a esta cidade a “Marilita”, conduzindo o Jazz e várias famílias santarenas que ali foram tomar parte nas festas.
A festa em Alenquer esteve deveras encantadora.
O “Euterpe-Jazz” penhoradíssimo agradece à família Antônio Simões a maneira fidalga com que os tratou ali, bem como ao nosso amigo “cônsul” Cássio Guimarães, enfim, torna extensivo seu agradecimento à família alenquerense.


NOTA: Publicado no Jornal de Santarém de 17 de junho de 1933.

Nenhum comentário:

Postar um comentário