sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

A instalação do Sindicato dos Estivadores de Santarém – 1952

Precisamente às 9h30 da manhã de 25 do expirante, na sede social do Independência Esporte Clube, à Rua 24 de Outubro no bairro da Aldeia, nesta cidade, realizou-se a solenidade de Instalação Solene do “Sindicato dos Estivadores de Santarém”, que vinha funcionando como Associação dos Estivadores locais.

Especialmente convidados, estiveram presentes à reunião o sr. Santino Sirotheau Corrêa, prefeito municipal; 1º tenente Alonso Catunda da Fonseca, agente da Capitania dos Portos do Pará; Arthur Vieira Brandão, agente dos SNAPP; dr. Jonathas Almeida e Silva, diretor da Rádio Clube de Santarém; e o diretor do “O Baixo Amazonas”, que tomaram assento à mesa.
Iniciando os trabalhos, o sr. Milton Rodrigues, secretário da Associação, expos a finalidade da sessão, congratulando-se com os seus companheiros pela vitória alcançada, com a expedição, pelo sr. Ministro do Trabalho, da Carta Sindical. Leu, a seguir, o conteúdo do documento em apreço, sendo a leitura final recebida com estrondosas salvas de palmas dos estivadores, regozijados com os brilhantes resultados alcançados depois de dois anos de luta contínua pelo reconhecimento legal do seu sindicato.
Reportando-se ao ato e concitando os estivadores a continuar num ambiente de respeito e trabalho construtivo, lutando pela concretização de suas reinvindicações, falaram o Prefeito, o Juiz de Direito, os Agentes dos SNAPP e da Capitania dos Portos, o sr. Jonathas Almeida e o nosso Diretor, recebendo todos entusiásticas manifestações dos presentes.
Após o encerramento da sessão foi servida a todos farta mesa de frios e gelados.
Estão, pois, de parabéns os destemidos trabalhadores da estiva de Santarém, com a instalação oficial e solene de seu sindicato de classe, que será doravante o intérprete, junto aos órgãos competentes, de suas verdadeiras aspirações.


NOTA: Publicado no jornal O Baixo Amazonas, de 31 de maio de 1952.

Nenhum comentário:

Postar um comentário