quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Uma nota sobre a “Escola Jesus Maria José”, em Santarém

No dia 11 de setembro de 1906 foi fundada em Santarém a Escola Jesus Maria José, pela piedosa senhora d. Ana de Miranda, que durante muitos anos lecionou as primeiras letras às criancinhas santarenas.
Do ano de 1918 em diante a referida Escola foi regida pela incansável preceptora d. Delfina de Jesus Amorim, que dividiu as aulas por classes, passando a ministrar o ensino de acordo com as exigências do regulamento oficial, o que vinha facilitar aos alunos um padrão de estudos mais elevados.

Quem conhece o mister de lidar com crianças que iniciam a aprendizagem das letras, bem sabe a grande dose de abnegação, paciência e até patriotismo que a preceptora precisa ter para levar a bom termo o desempenho da sua espinhosa missão e são poucas as criaturas que por tantos anos seguidos podem manter-se sem recompensa maior à frente de um estabelecimento como a Escola Jesus Maria José, como tem sabido estar a professora Delfina Amorim, embora lutando com toda sorte de dificuldades, nunca esmoreceu e nas festas cívicas, nas datas nacionais, vemo-la à frente dos seus alunos, que marchando em perfeita formação, resolutos e firmes, disciplinados e cheios de entusiasmo, representam um atestado vivo de que a sua dedicada professora a par da luz da instrução que lhes ministra desperta-lhes na mente e no coração o sentimento do dever, o amor pela Pátria, e o sentido da organização.
A Escola Jesus Maria José tem recebido honrosas visitas de pessoas ilustres que não deixam de manifestar a sua admiração pela tenacidade com que a modesta professora Delfina tem mantido esse estabelecimento, através de tantos anos vencendo todas as dificuldades e transpondo os empecilhos que se antepõem no seu caminho para impedir a sua marcha constante, rumo à perfeição.

NOTA: Publicado no Jornal de Santarém, do dia 23 de setembro de 1950.

Nenhum comentário:

Postar um comentário