quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Fevereiro na História do Baixo Amazonas e Tapajós



01 – Pela Bula “Unius Apostolicae Sedis” do Papa Pio XII, é criada a Prelazia de Macapá, com área desmembrada da Prelazia de Santarém (1949).
02 – Falece em Gurupatuba (Monte Alegre) o Padre Manuel de Borba, SJ. Foi sepultado na igreja de Nossa Senhora da Conceição daquela Missão (1691).
03 – Na então vila de Faro, neste dia juramentaram-se o juiz ordinário da Câmara da Vila, Joaquim Gomes da Silva e o seu procurador , Braz Gonçalves (1800).
04 – Inauguração da Mini-Hidroelétrica de Kanebitaibiri, que passa a prover a Missão Cururu, dos índios Mundurucus de energia elétrica (1940).
05 – O Padre Sebastião Fusco então responsável pela Missão dos índios Tapajós, recebe a profissão solene dos Jesuítas Júlio Pereira e Salvador de Oliveira (1732).
06 – Chega à Monte Alegre, procedente de Prainha, para realização de vários espetáculos a trupe do “Circo Gymnastico” (1886).
07 – Começa a circular, na cidade de Santarém, o jornal “Gazeta do Norte”, redigido por Silvério Sirotheau Corrêa (1931).
08 – Perante a presença do Padre Raimundo Sanches de Brito e do comandante Militar do Baixo Amazonas, Major Roberto Aires Carneiro, com as solenidades que o momento e meio permitiam, foi inaugurada a Igreja Matriz de Sant’Ana, em Óbidos (1827).
09 – Chega à Santarém, para tomar posse como prefeito no dia seguinte, o dr. João Ismael Nunes de Araújo (1947).
10 – No clima de tensão pós-independência, a Câmara da Vila de Óbidos repreende o envio de forças vindas da Vila de Santarém, bob o comando do capitão Bibiano Luiz do Carmo, considerado pela edilidade pauxiara como um insulto dos mais escandalosos (1825).
11 – Início da Revolta de Jacareacanga, chefiada pelos militares Haroldo Veloso e José Chaves Lameirão (1956).
12 – O cônego Antônio Feliciano de Souza, diretor do Colégio Nossa Senhora da Conceição, em Santarém, faz sua defesa pública contra as acusações a ele feitas pelos senhores Miguel Antônio Pinto Guimarães e seu genro, o dr. Antônio Joaquim Gomes do Amaral (1871).
13 – Chega a Alenquer e abre a primeira visita pastoral, o Bispo do Grão-Pará, Dom Frei João de São José e Queiroz (1763).
14 – Chega à Aldeia de São José dos Matapuz (Pinhel) o sertanista João de Souza, ao que se sabe, o segundo homem a descer o rio Tapajós, vindo do Mato Grosso (1749).
15 – O Prefeito de Santarém, Elinaldo Barbosa dos Santos é assassinado dentro do gabinete da Prefeitura Municipal (hoje Museu João Fona) pelo senhor Severino Frazão, ex administrador do Mercado Municipal (1969).
16 – Carta Régia que autoriza os padres da Companhia de Jesus (jesuítas) a transferirem a Missão e Aldeia dos índios Cuçari (ou Guzary, ou Gonçari), que se localizavam nas margens do rio Amazonas (lado oposto à Monte Alegre) para onde hoje se encontra, atual município de Curuçá (1691).
17 – Com toda a pompa possível, a imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos é solenemente transladada da Matriz da cidade de Óbidos para a nova capela a ele dedicada e inaugurada (1871).
18 – O Bispo do Grão Pará, Dom Frei João de São José e Queiroz chega a Monte Alegre e abre a primeira visita pastoral naquela paróquia (1763).
19 – Por meio do Decreto n° 54, é criado o Conselho de Intendência Municipal da Cidade de Juruti e nomeado para Presidente (e primeiro Intendente) o senhor: Dário Rodrigues de Souza (1890).
20 – Falece, na Missão Cururu, Frei Berardo Erckmann, OFM, irmão leigo, que era carpinteiro e foi responsável por várias das obras naquela missão (1920).
21 – É constituída uma Comissão Popular para angariar recursos para a construção da Igreja de São Sebastião, em Santarém (1872).
22 – O Governador Francisco Xavier de Mendonça Furtado instala a Vila de Almeirim e cria a Paróquia (ou Freguesia) de Nossa Senhora da Conceição (1758).
23 – A comissão da Assembleia Legislativa do Estado do Pará emite parecer favorável para que o Governo do Estado ajude na construção do Teatro de Santarém (Theatro Victoria), provocando reações contrárias na imprensa da capital. A ajuda, entretanto, liberada somente depois da construção do teatro, foi recusada pelos santarenos (1896).
24 – O Governador Francisco Xavier de Mendonça Furtado eleva a condição de “Lugar de Outeiro” a antiga Aldeia de Urubuquara (localizada às margens do rio com o mesmo nome), fundada pelo jesuíta Padre José Barreiros, sob a invocação de São Francisco Xavier (1758).
25 – Falece, em Belém, o historiador João Bento Veiga dos Santos, autor, entre outras obras, dos “Anuários” da Prelazia/Diocese de Santarém (1987).
26 – O médico regional de Santarém, dr. Pedro Juvenal Cordeiro, foi designado pelo governo do Estado para tratar da epidemia de varíola que assolava o município de Vigia (1896).
27 – O Governador Francisco Xavier de Mendonça Furtado instala a Vila de Monte Alegre e cria a Freguesia de São Francisco de Assis, no que antigamente era a Aldeia de Gurupatuba (1758).

28 – O Juiz de Direito da Comarca de Santarém (à época denominada de Vila do Tapajós), Dr. Joaquim Rodrigues de Sousa, sofre tentativa de assassinato por parte dos revolucionários cabanos (1836).

2 comentários:

  1. Gostaria de saber mais sobre essa transferência da aldeia de gonçari para Curuçá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Célio Velasco, fora o documento citado, que faz parte do acervo da Biblioteca Ultramarina de Lisboa, não temos maiores informações sobre a transferência da Aldeia do Gonçari (ou Cuçari como é conhecido o lugar ainda hoje existente) para a atual cidade de Curuçá...

      Excluir