segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

O Falecimento de Frei Berardo Erkmann, OFM – 1920


Na missão religiosa no alto-Tapajós faleceu, em princípio de março próximo passado, o religioso franciscano Frei Berardo Erkmann, filho legítimo de T. Erkmann e Thereza Erkmann, nascido em Munster, na Westfalia, Alemanha, a 08 de março de 1877. Frei Berardo tomou o hábito em 1895, na Bahia; entrou no noviciado em 1900, fazendo votos simples em 1901 e votos solenes em 1904. Chegou em Santarém em 1909.

O morto era um arquiteto consumado. Na Bahia, fez importantes concertos na artística Igreja de São Francisco; na cidade de Óbidos, construiu o convento dos religiosos; nesta cidade construiu dois importantes prédios: o colégio das irmãs e o convento dos irmãos, que atestam o seu valor como artista consumado. Em 1918 seguiu para a Missão do Tapajós (Cururu), regressando doente. Logo que melhorou voltou para ali em fins de 1919, construiu um tabernáculo.
Frei Berardo viveu na maior harmonia com seus Superiores e mais Religiosos da sua Ordem, gozando de ótima reputação pela sua abnegação e desinteresse.
Antes de embarcar para o Cururu, disse: “Sei que vou morrer na Missão”.
A Prelatura mandou celebrar hoje missa solene, de réquiem, pelo descanso eterno do virtuoso Frei Berardo, sendo este ato de piedade cristã bastante concorrido.
O TAPAJÓS envia à Ordem Franciscana sentidos pêsames pelo desaparecimento de Frei Berardo, que era sobremodo estimado na sociedade santarense pelas suas virtudes”.


NOTA: Publicado no jornal O Tapajós de 20 de abril de 1920. Nos arquivos da Curia Diocesana, consta que a data de falecimento do referido frei é 20 de fevereiro de 1920 (e não em “princípio de março” como diz a nota do jornal da época).

4 comentários:

  1. Um filho de Deus que partiu por amor a seus irmãos...

    ResponderExcluir
  2. Um filho de Deus que partiu por amor a seus irmãos...

    ResponderExcluir
  3. Ele está sepultado no cemitério da Missão São Francisco no Rio Cururu. Na cruz de sua cova também está escrito que sua morte foi no dia 20 de fevereiro de 1920.
    FOTO DO CEMITÉRIO DA MISSÃO SÃO FRANCISCO. A sepultura do Frei Beraldo é a da direita do cruzeiro.
    https://www.flickr.com/photos/wsantin/6406280101/

    ResponderExcluir