domingo, 16 de julho de 2017

A situação militar em Óbidos no ano de 1914


A Fortaleza de Óbidos
Nesta fortaleza tem sua parada o 4º batalhão de artilharia.
O Quartel do 4º Batalhão
O quartel deste corpo está situado em lugar elevado e tem à sua frente uma grande praça para seus exercícios, achando-se já alojado, apesar de ainda não estar concluído.
Na parte construída acham-se instalados: o gabinete do comando, a secretaria, a casa da ordem, a intendência, as baterias e respectivas reservas, o rancho, a arrecadação de gêneros, a cozinha e o gasômetro.

As suas acomodações não são ainda suficientes, sendo de vantagem a conclusão das demais dependências, a fim de ficar o batalhão aquartelado.
A iluminação é a gás acetileno.
O abastecimento de água é feito por máquina, que recalca para um reservatório geral a água do Rio Amazonas, com derivação para o quartel.
Despenderam-se com essa construção, até o estado que se acha, 407:000$000 (quatrocentos e sete contos de réis), incluindo a canalização de água para o quartel, casa para máquina, dois poços para captação e canalização de gás.
Enfermaria Militar de Óbidos
Funciona em um próprio nacional, de construção antiga e que ultimamente fora concertado para aquele fim, possuindo boas condições higiênicas, em vista de sua situação em lugar saudável e dos compartimentos terem bastante luz e ar.
Dispõe de três secções: uma de medicina, uma de cirurgia e uma de isolamento, farmácia, sala de refeições e mais dependências.
A farmácia, apesar de acanhada, tem tudo em boa ordem.
O estado sanitário da guarnição tem sido excelente.
Linha de Tiro
A Linha de Tiro Federal de Óbidos está situada a 500 metros do quartel do 4º batalhão de artilharia e dispõe de uma extensão de 1.730 metros em terreno roçado, com a largura de 30 metros; e na direção do seu eixo o terreno está destacado em uma faixa de três metros de largura. A sua direção é N. S.
Trabalha-se presentemente no preparo de mais 270 metros no intuito de se estender a linha de tiro a mais de 2.000 metros, completando-se deste modo uma extensão total de 4.000 metros.
Possui esta linha um stand com compartimentos destinados a guarda dos alvos, do material e do respectivo encarregado.


Nota: Trecho de Relatório publicado pelo comando militar da capital federal em 1914.

Nenhum comentário:

Postar um comentário