sexta-feira, 21 de julho de 2017

Uma descrição da cidade de Óbidos no ano de 1920


À margem do rio Amazonas – o rio oceano – se debruça, altaneira, graciosa, elevada nas suas colinas: tendo como sentinela vigilante a Serra da Escama, onde se acha colocada a Fortaleza General Gurjão, divisa-se a cidade de Óbidos, cujas praias são acariciadas pelas ondas mansas do rio mar.
Bem longe dos centros populosos esta terra aninha no seu solo ubérrimo um povo laborioso, cheio de coragem, lutando sempre com as raivosas enchentes do grande rio, que não perdoa, que não teme, que não se humilha.
E assim passa ele, levando, como disso o poeta: “toda legião fantástica do horror”.

Óbidos, se bem que distante dos centros mais movimentados, situada na garganta do Amazonas, vê todos os dias cruzarem-se no majestoso rio centenas de embarcações, num movimento contínuo de um comércio intenso, constituído pela exportação de gado vacum e cavalar, castanhas, diversos cereais, que se cultivam no país, e, finalmente, da grande diversidade de madeiras de lei, que se destinam a toda sorte de construções.
Comunica-se diretamente com os centros mais adiantados do país, e recebe em seu seio dadivoso o concurso de todos os elementos, que constituem o seu comércio, a sua agricultura e, finalmente, todas as suas indústrias.
Ocupa atualmente o cargo de Intendente, o talentoso moço, dr. Augusto Corrêa Pinto, que tem dado a todos os negócios, que se prendem à vida do município, uma orientação digna do aplauso de toda a população.
A receita do município para o ano corrente, está orçada em 160:000$000 (cento e sessenta contos de réis), e a despesa abrange a cifra de 157:526$580 (cento e cinquenta e sete contos, quinhentos e vinte e seis mil e quinhentos e oitenta réis).
A sua população total pode ser calculada em cem mil almas, pouco mais ou pouco menos, atendendo-se a que nessa cifra vai incluída a imigração dos Estados do Sul.
O município de Óbidos limita-se com a Guiana Inglesa, com os municípios de Almeirim e Alenquer, com o rio Amazonas e, finalmente com o município de Faro.
Óbidos possui um patrimônio constituído pela concessão feita pelo Governo do Estado, de uma sorte de terras, abrangendo uma área de 46.250 m², com um perímetro de 29.503 metros lineares.
Além de um Grupo Escolar, de um corpo docente de quatro professores normalistas e duas adjuntas, e mais outras escolas espalhadas pelo interior, todas mantidas pelo Governo do Estado, o município subvenciona dezoito escolas primárias, despendendo a soma de 14:360$000.
Ainda existem, sustentados Frades Franciscanos e Freiras, dois estabelecimentos de ensino, um para meninos e outro para meninas, os quais muito concorrem para o desenvolvimento intelectual da mocidade obidense.


NOTA: Publicado no jornal A Reforma de 21 de novembro de 1920. A fotografia que ilustra este texto apresenta o município de Óbidos em idos de 1908.

Nenhum comentário:

Postar um comentário