terça-feira, 4 de julho de 2017

Julho na História do Baixo Amazonas e Tapajós


01 – Circula em Santarém o primeiro número do jornal O BAIXO AMAZONAS. Iniciando sua vida como Órgão do Partido Conservador, foi um dos jornais de vida mais longa no século XIX (1872).
02 – Carta Régia dirigida ao Governador do Maranhão e Grão-Pará, mandando que se faça advertência ao Ouvidor do Pará, Antônio da Costa Coelho, pelo inconveniente desrespeito e insultos proferidos contra o jesuíta Padre Manuel Rebello, Missionário da Aldeia dos Tapajós, quando o mesmo Ouvidor esteve na dita Aldeia fazendo a devassa da morte do Padre Antônio Gomes (1706).
03 – É oficialmente instalada a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Vila (?) de Santarém. Neste dia toma posse seu primeiro pároco, o padre Francisco Xavier Eleutério (1757).
04 – O Presidente da Província do Grão-Pará, Soares d’Andrea, nomeia o tenente coronel Joaquim José Luiz de Sousa, como Comandante da Expedição do Baixo Amazonas. Ele deve ser reconhecido como “Primeira Autoridade” em toda a região do Alto e Baixo Amazonas, submetendo, assim, o poder das Câmaras Municipais ao do dito tenente coronel (1837).
05 – O Papa São Pio X concede os seguintes títulos: o de “Cavaleiro da Ordem Eqüestre de São Silvestre Papa” ao senhor Manoel Valentim de Oliveira Paz e o de “Cavaleiro Comendador da Ordem de São Silvestre Papa” ao senhor José Joaquim de Moraes Sarmento. Os agraciados eram santarenos quem muito ajudaram Dom Amando Bahlmann no trabalho pastoral em Santarém (1910).
06 – Por meio da Lei Estadual Nº 324 a Vila (e Comarca) de Faro (antiga aldeia dos índios Uaboys ou Jamundás) passa a ser sede de Munícipio, com território desmembrado do Município de Óbidos (1895).
07 – A pedido de Dom Amando Bahlmann, o Papa São Pio X autoriza a criação de uma Congregação Religiosa Feminina em Santarém. Com esta permissão, Dom Amando irá fundar a Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição, carinhosamente conhecidas em Santarém como as Irmãs do Santa Clara (1910).
08 – Após sua sagração episcopal, chega a Santarém, proveniente dos Estados Unidos, o Bispo Dom Tiago Ryan, quinto Prelado de Santarém. Foi recepcionado pelo povo, autoridades e religiosos na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, onde tomou posse no dia seguinte (1958).
09 – Após passar por uma total reforma, é reinaugurado, pelo Intendente Alexandre Rodrigues de Souza o Trapiche da cidade de Óbidos. A obra foi executada pelo governador do Estado do Pará, João Antônio Luiz Coelho, e custou 95:625$910 (noventa e cinco contos, seiscentos e vinte cinco mil, novecentos e dez réis). Neste mesmo dia, no paço municipal, é introduzido solenemente o retrato do Governador no salão nobre da Intendência (1911).
10 – Início da construção do “Hipódromo do Jóquei Clube” (sim, Santarém já teve hipódromo e também Jóquei Clube). A pista possuía 700 metros de comprimento (duas retas de 100 metros e curvas de 250 metros) por 20 metros de largura. Pelo lado interior havia o pavilhão dos juízes e pelo lado externo uma arquibancada construída para cerca de 300 pessoas (1912).
11 – Por meio de uma portaria do Governo Estadual, a Comarca de Óbidos é dividida em dois “distritos judiciários”, um na sede da Comarca e outro na Vila de Faro. Mera medida provisória, pois em menos de 20 dias a Vila de Faro seria elevada à categoria de Comarca, independente, portanto, da jurisdição de Óbidos (1892).
12 – Falece em Chicago, EUA, o Bispo Emérito de Santarém, Dom Tiago Ryan. Alguns meses antes ele havia sido diagnosticado com um câncer no intestino. Nascido em 1912, veio para Santarém em 1943. Nomeado Bispo Prelado em 1958 e eleito primeiro Bispo Diocesano em 1979, função que exerceu até se aposentar em 1985. Pessoa marcante na história de nossa região, demonstrando sempre o profundo amor por estas terras tapajônicas (2002).
13 – Inauguração do Hospital São José. Idealizado por Dom Amando Bahlmann e construído por Frei Rogério Voges. Assim se expressa um cronista da época: “Grande número de santarenos assistiram a primeira Missa na Capela do Hospital, celebrada por sua Excelência, o Revmo. Prelado. Este estabelecimento de caridade, mantido pela Prelatura, irá preencher uma grade lacuna, pois a população em caso de enfermidade, não tinha onde procurar saúde” (1930).
14 – Através do Decreto Nº 7.125 é criada a Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) em Santarém, origem do hoje 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM). A instalação oficial da referida Companhia se deu a 24 de julho do mesmo ano (1970).
15 – O padre Antônio Manoel Sanches de Brito escreve um dos relatos existentes sobre a tomada do ponto cabano de Ecuipiranga pelas tropas do governo legalista do Grão-Pará (1837).
16 – Quatro especialistas americanos em hidrologia do U. S. Geological Survey – os doutores Frank C. Ames, Roy E. Ottman, Luther C. Davis e George R. Staeppler, com a cooperação do dr. Alfredo J. Bondonlos, chefe da Divisão de Geologia da Agência Internacional de Desenvolvimento dos Estados Unidos, no Brasil, realizam em Óbidos, PA, estudos sobre a vazão do rio Amazonas, registrando o seguinte: - por minuto: 12.960.000 metros cúbicos; - por hora: 777.600.000 metros cúbicos; - por dia: 18.662.400.000 metros cúbicos. Se toda a população atual do Brasil necessitasse da água do rio Amazonas para seu uso, tocariam 266 metros cúbicos por dia para cada pessoa (1963).
17 – A Assembleia Geral Legislativa da Capital do Império decide criar uma cadeira de língua latina na Vila de Santarém, estipulando o ordenado do referido mestre em 400$000 réis (1830).
18 – Falece em Santarém o Coronel Dr. Adriano Xavier de Oliveira Pimentel. Engenheiro Militar, serviu ao exército brasileiro na Guerra das Rosas, na Revolução Castilista (Rio Grande do Sul) e na Guerra do Paraguai. Era também jornalista e foi Deputado Federal pelo Estado do Amazonas (1907).
19 – Com a presença de Frei Francisco Goedde é inaugurado o Asilo São Vicente de Paulo, mantido pela Confraria de São Vicente de Paulo, os Vicentinos. A casa continua a funcionar nos dias de hoje, já sob os cuidados da Diocese de Santarém (1947).
20 – Após a celebração da santa missa, no elevado da praça da Catedral, é sepultado, dentro da Catedral, o corpo de Dom Tiago Ryan. A urna com seu corpo havia chegado a Santarém no dia anterior, sendo velado na Catedral, que em nenhum momento ficou vazia haja vista tantas homenagens da parte do povo da Diocese. As exéquias foram presididas por Dom Lino, contando com a presença de Dom Martinho (Bispo de Óbidos), Dom Capistrano (Bispo de Itaituba) e do clero da Diocese (2002).
21 – Circula em Santarém o primeiro número do jornal CIDADE DE SANTARÉM. Era órgão do Partido Republicano ligado ao lado “Turianista” (membros “liberais” do Partido). Entre os que escreviam o dito Jornal, destacamos: Doutor Sousa Portugal, Doutor Turiano Meira e Doutor Antônio Bastos. Era este jornal oposição ao “O BAIXO AMAZONAS” que era mantido pela ala “conservadora” do mesmo Partido Republicano (1894).
22 – Chega à Santarém um “Grupo de Trabalho da Universidade Federal de Santa Catarina, com o objetivo de instalar um Campus Universitário na cidade de Santarém (1971).
23 – Nasce, em Alenquer, Fulgêncio Firmino Simões. Formado em Direito pela Faculdade de Recife, foi na política que ele mais se destacou. Ligado ao Partido Conservador liderado pelo cônego Siqueira Mendes, Fulgêncio Simões elegeu-se várias vezes deputado e senador provincial. De 1887 a 1888 foi presidente da Província de Goiás, cargo que deixou para ser presidente da Câmara Municipal de sua terra natal, posto no qual se encontrava quando foi proclamada a República e no qual foi mantido pelo novo regime, tornando-se o primeiro “intendente” de Alenquer (1856).
24 – Após passar por uma reforma geral, é reinaugurada a Capela do Cemitério de Nossa Senhora dos Mártires, obra realizada pelo prefeito Everaldo de Souza Martins (1971).
25 – Início da construção da atual Capela do “Bom Jesus”, em Óbidos. Segundo o relatório de Ferreira Penna, publicado em 1869, a dita capela: “Não está acabada e não tarda a desabar. Chegou quase a concluir-se, tendo sido feita à custa de uma subscrição dos moradores no ano de 1855 em cumprimento de promessa que fizera o povo 20 anos antes por ocasião da devastação dos cabanos. Informaram-me que já esteve coberta, mas que tiraram-lhe toda a telha e madeirame que foi aplicada em proveito particular” (1855).
26 – Deixa a cidade de Óbidos e retorna a Manaus o ator Lima Penante, encerrando uma turnê de três semanas de diversas apresentações teatrais no Teatro Bom Jesus. Durante esta turnê o ator teve uma série de desentendimentos com o pároco local, padre Nicolino José Rodrigues de Souza, que era contrário ao estado maçônico do citado ator teatral (1877).
27 – O padre José Maria da Costa Lago, natural da cidade de Óbidos, é nomeado Cônego do Cabido Metropolitano de Belém (1936).
28 – A Secretaria de Obras do Município de Santarém, durante o governo de Everaldo Martins, entrega para a população uma nova ponte sobre o Igarapé do Irurá (1971).
29 – Há 100 anos... Os Frades Menores deixam a residência na Cúria Prelatícia e se instalam em seu novo Convento. Até então, os franciscanos que haviam chegado a Santarém, desde 1907, moravam juntamente com o Bispo Prelado, Dom Amando, dividindo o espaço existente na atual Cúria Diocesana (1917).
30 – Morre no Presídio São José, em Belém, o Capitão Vicente Manuel Machado, mandante do assassinato do Padre Amândio Pantoja, que aconteceu na paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Almeirim. Padre Amândio chegou a ser considerado pelo autor de “Vultos Notáveis do Pará”, Ricardo Borges, como o “primeiro Santo Paraense” (1863).

31 – A Empresa Telefônica de Santarém Limitada, emite edital avisando seus acionistas de sua fusão a Companhia de Telecomunicações do Pará – CONTELPA, ao mesmo tempo convocando os mesmos acionistas para comparecer no Escritório da Telefônica de Santarém para conhecer melhor as condições da referida transação (1971).

Nenhum comentário:

Postar um comentário