segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Abertura de uma Estrada para os Campos Gerais da Guiana Brasileira – 1892

Em execução à Lei decretada pelo Congresso, o ilustre patriota que dirige os destinos deste Estado, resolveu mandar abrir estradas que comuniquem o litoral do rio-mar com os belos e grandes Campos Gerais.
Dentro de alguns dias, ao que nos consta, deve partir a comissão que vai tornar em realidade um dos mais importantes problemas ultimamente agitados.
É fora de contestação a importância do serviço que se vai iniciar e que, sendo de grande benefício para aquela região, é de imenso alcance para o Estado.

A abertura das estradas para os Campos, entre as incalculáveis vantagens que trarão, pode-se destacar duas de mais alto alcance: a alimentação pública e o povoamento de uma das mais ricas regiões deste Estado.
Uma vez abertas as estradas e estabelecidas, ou transferidas para os Campos Gerais as fazendas de criação de gado que estão no litoral, e tanto sofrem com as enchentes do Amazonas, terá o Estado garantida a alimentação pública, problema que inquieta a todos quantos se interessam pelo bem da coletividade.
A esta vantagem segue-se outra: o povoamento e, portanto, a imigração. Naquela região, cujo clima desafia os melhores do país, a terra é pestilíssima, a natureza oferece produtos tão variados e em tal quantidade, que o imigrante ao punja-la não carece de outro auxílio, se não o de seus próprios braços.
O ato do governador consulta os mais altos interesses do bem público, e digno dos aplausos de todos os que sinceramente desejam a prosperidade do Estado.
Consta-nos que a Comissão vai diretamente para a próspera cidade de Alenquer, onde fará seu ponto central de trabalhos, e onde já existem abertos 57 quilômetros de estradas à custa da municipalidade e de alguns cidadãos patriotas daquele lugar.
Dando esta notícia não podemos deixar de aplaudir este ato patriótico e de impreciavel alcance para o Estado.
O dr. Lauro Sodré soube compreender as vantagens a esperar-se do melhoramento, para resolver os alevantados problemas a que temos referido, e mais uma vez colocou, bem alto, o seu nome na estima dos que são sinceros no amor que votam a esta Pátria Paraense.


NOTA: Publicado no Correio Paraense, edição 084, de 1892.

Nenhum comentário:

Postar um comentário