terça-feira, 1 de agosto de 2017

Uma festa do dia dos pescadores em Santarém – 1933

Em homenagem a São Pedro, o padroeiro dos pescadores, e promovido pela Colônia Z 11, tendo à frente o seu esforçado presidente, nosso prezado amigo e companheiro Luiz Gentil, realizou-se a 29 de junho último, dia consagrado pela Igreja Católica àquele glorioso Mártir, diversos festejos nesta cidade.
Às 8 horas da manhã realizou-se a Missa Solene na Matriz, à qual compareceram todas as autoridades, bem como famílias da nossa sociedade e grande número de pescadores.
Terminada a missa, teve lugar na sede da colônia Z – 11, a sessão cívica, que foi presidida pelo sr. Ildefonso Almeida, Prefeito Municipal, tendo ao seu lado os senhores: dr. Martinho Pinto, juiz de direito; coronel Ursulino de França, delegado de polícia; Luiz Gentil; dr. Guiães de Barros; Portilho Bentes, agente da Capitania dos Portos; José Gentil, coletor do Estado; Frei Rogério Voges, vigário geral da Prelatura e Francisco Campos.

Aberta a sessão usou da palavra o presidente Luiz Gentil, que teceu um verdadeiro hino aos pescadores, salientando o papel importante que os mesmos tem desempenhado em diversas épocas e em diversas fases da história, sempre dignos e audazes.
Disse também Luiz Gentil do esforço que há muito vem dispendendo, em benefício da Colônia que hoje preside, mesmo durante os anos em que viveu afastado de Santarém, esforço esse que hoje tem a satisfação de ver coroado de maior êxito, pois a Côlonia Z – 11 representa um fator de grande utilidade para Santarém, não só na proteção e na defesa dos direitos dos pescadores, como também na alfabetização de seus filhos, para o que mantém 6 escolas, com um total de cerca de 300 crianças matriculadas.
Usou também de palavras de reconhecimento para com os seus antigos companheiros: Joaquim Cruz, Augusto Honorato de Carvalho e Alfredo Nunes do Valle e outros, expondo ao auditório o papel que estes tomaram na formação da Colônia, da qual sempre foram abnegados colaboradores.
Relembrando fatos da Grande Guerra, bem como das primeiras lutas para a nossa Independência, o orador exaltou os feitos praticados pelos pescadores em prol daquela nobre causa, da qual foram eles os pioneiros.
Depois de agradecer o empenho que tem tomado pelos pescadores e pela Colônia Z – 11, o prefeito Ildefonso Almeida, terminou Luiz Gentil sua bela oração, sendo suas palavras recebidas com uma salva de palmas dos presentes, entre os quais se notavam muitas senhoras e senhoritas de nossa sociedade.
Usou depois da palavra o dr. Martinho Pinto, digno juiz de direito, que teceu sinceros elogios aos pescadores, salientando a ação de Luiz Gentil, a quem muito deve a Colônia Z – 11, terminando por expressar a sua sincera admiração por tudo o que acabava de ouvir e que se referia ao papel que entre nós desempenham os pescadores.
Em seguida, a interessante e inteligente menina Nenê Leite recitou com alma a poesia “A Casa”, de Olavo Bilac, sendo muito aplaudida.
Joaquim Cruz dirigiu algumas palavras de agradecimento a Luiz Gentil, tendo falado também da dedicação com que sempre trabalhou em benefício da Z – 11.
Finalizando, Luiz Gentil agradeceu aos presentes o seu comparecimento àquela sessão, que foi encerrada pelo prefeito Almeida.
Foram servidos diversos agrados às pessoas presentes, a quem encantou com sua fidalguia de trato e acolhida o presidente Gentil.
Às 5 horas da tarde realizou-se a procissão daquele glorioso Santo, com grande acompanhamento de fiéis, tendo sido o andor carregado por pescadores.
Para esses festejos fomos distinguidos com gentil e atencioso convite, tendo a eles comparecido o nosso companheiro Dr. Guiães de Barros, convite esse que, penhoradíssimos, agradecemos, agradecendo também as gentilezas de que nos cumulou Luiz Gentil, a quem deixamos aqui gravados o nosso reconhecimento e a nossa sincera admiração pela obra que vem realizando em prol dos pescadores de Santarém, aos quais tanto admiramos pela sua bravura, pelo seu denodo e pela sua coragem.
Que seja bem sucedido na sua patriótica empresa – são os mais sinceros e ardentes votos que fazemos a Luiz Gentil.


NOTA: Publicado no Jornal de Santarém de 08 de julho de 1933.

Nenhum comentário:

Postar um comentário