quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Uma descrição do Município e Freguesia (Paróquia) de Itaituba – 1884

Situada à margem esquerda do rio Tapajós, cerca de 27 quilômetros abaixo da última cachoeira deste rio e a 314 da sede da Comarca (Santarém). Clima regular, 08 ruas, 50 casas, algumas de palha, escolas, 01 praça, igreja, cemitério, coletorias geral e provincial, agência do correio, 10 casas de negócio na Vila, um engenho de cana movido a animais.

Município importante pelo seu comércio e indústria extrativista; exporta grande quantidade de guaraná, borracha, castanha, salsaparrilha, cacau, tabaco, cana de açúcar, cacau, tabaco, peles, etc.. Cultiva guaraná, tabaco, cana de açúcar e cacau.
A este município pertence o aldeamento ou missão do Bacabal, fundado em 1873 (vide NOTA), com índios da tribo Mundurucús. A missão, outrora florescente, vai em decadência. Calcula-se em mil índios os que no Tapajós estão em contato com o povo civilizado.
Tem comunicação com a Província do Mato Grosso, pelo rio Arinos, por onde descem anualmente alguns mercadores até a Vila e com a sede da Comarca, pelos vapores da navegação subvencionada.


NOTA: Autor: Manoel Baena, in Informações sobre as Comarcas da Província do Pará, 1884. A Missão de Bacabal foi fundada em 22 de fevereiro de 1872, pelos frades capuchinhos Frei Pelino de Castrovalvas, OFMCap e Frei Frei Antonino de Albano, OFMCap.

Nenhum comentário:

Postar um comentário