terça-feira, 8 de agosto de 2017

O jubileu episcopal de Dom Amando Bahlmann – 1933



Realizaram-se no dia 19 de julho, as festas em comemoração do 25º aniversário de vida episcopal de s. exa. Revma. D. Amando Bahlmann (foto), Prelado de Santarém.
No dia 18, à noite, logo após a ladainha rezada na Matriz, teve lugar a marcha “au flambeau”, que percorreu as principais ruas da cidade, levando à frente o Revdo. Frei Ambrósio, o sr. José Gentil, vice-presidente dos Vicentinos e o dr. Borges Leal, com grande acompanhamento de fieis e famílias de nossa sociedade, conduzindo artísticos balões.

Antes de sair o préstito, usou da palavra o sr. José Gentil, que declarou iniciados os festejos em regozijo àquele evento.
No dia 19, às 8 horas da manhã, foi rezada missa solene pelo Revdo. Frei Rogério, Vigário Geral da Prelazia, com a presença dos srs. Prefeito Municipal, Juiz de Direito, Coronel Delegado de Polícia, Coletor Estadual e outras pessoas gradas.
À noite, realizou-se no salão principal do Colégio dos Franciscanos, uma linda festa promovida por estes, com a presença dos representantes de todas as autoridades e de todas as confrarias religiosas e elevado número de famílias.
Fizeram-se ouvir o dr. Borges Leal e a sta. Violeta Sirotheau, terminando a festa com uma linda apoteose em homenagem ao Prelado, na qual tomaram parte as graciosas meninas: Helena Leal, Gersonita Gentil e Mary Farias, representando as três virtudes teologais, circundadas por numeroso e bem preparado grupo de anjinhos.


NOTA: Publicado no Jornal de Santarém de 29 de julho de 1933.

Nenhum comentário:

Postar um comentário