segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Sobre o São Francisco Esporte Clube de Monte Alegre – 1946

Há em Monte Alegre uma entidade desportiva, o São Francisco Esporte Clube que, dia a dia, se impõe ao conceito e à crescente admiração que conquistou no seio da população local.
Fundado há alguns anos, o São Francisco Esporte Clube tem por escopo não somente a prática das atividades desportivas em geral, mas também, e principalmente, o exercício de todas as realizações de caráter beneficente e filantrópico, assim como a prática e o desenvolvimento dos máximos sentimentos cívicos no espírito da população montealegrense.

Para o cumprimento desses elevados objetivos, o São Francisco Esporte Clube, que tem a presidi-lo atualmente a expressão moça, energética e vibrante do nosso jovem confrade Alfredo Gantuss, nada vem poupando em nossos dias. A brilhante entidade já conquistou inúmeras vitórias, que se resumem em uma série de amplos melhoramentos de vultos como a criação da Escola de Alfabetização Presidente Vargas, a Escola Musical Major Marcelino Barata, a Biblioteca Dr. Otávio Meira e, recentemente, vem levando a efeito a construção da ampla Praça de Esportes Coronel Magalhães Barata, em homenagem ao seu grande Presidente de Honra e Benfeitor, que tem cumulado aquele clube com uma longa série de favores e benefícios de vultosa apreciação.
O São Francisco Esporte Clube é constituído de elementos provindos, em sua quase totalidade, das menores e das mais humildes classes da população montealegrense como: estivadores, pescadores, operários vaqueiros e trabalhadores do campo que tem na pessoa de seu dinâmico presidente e orientador, um incansável baluarte e intransigente defensor, por isso que o acompanham com a máxima fidelidade e retidão para onde os conduzir.
Esse comportamento da laboriosa classe trabalhista de Monte Alegre fez com que, nas eleições de 02 de dezembro do ano passado, o São Francisco concorresse para uma espetacular vitória conseguida na secção onde votou a maioria dos seus associados, que se manifestou favorável ao P.S.D. e que, agora, vem sendo alvo das investidas dos que querem se assenhorar da administração do prestigioso clube, para torcer-lhe os propósitos e as suas convicções.
Não hão de conseguir, porém, o ponto visado, porque a maioria dos são francisquenhos é baratista de convicções arraigadas e há de acompanhar sempre o seu dinâmico líder e presidente, sr. Alfredo Gantuss, a quem o clube deve hoje tudo o que é, e o que representa dentro da sociedade do importante município paraense.
O São Francisco Esporte Clube, portanto, pode estar certo de seu grandioso futuro. No próximo governo do Major Moura Carvalho, lhe será garantido tudo o que for de facilidade para o cumprimento de seu justo e belo programa de realizações, em prol de Monte Alegre, do qual é o maior impulsionador e máximo animador do progresso de sua terra.
C. N. A.


NOTA: Publicado no jornal O Liberal de 03 de dezembro de 1946.

Nenhum comentário:

Postar um comentário