terça-feira, 8 de outubro de 2019

Criação do Distrito Industrial de Santarém – 1979


Depois de longos anos de espera, foi finalmente criado o Distrito Industrial de Santarém. O decreto foi assinado pelo Governador Alacid Nunes, no dia 17 passado e anunciado perante a diretoria da Associação Comercial, durante a última visita do governador a Santarém.
O decreto declara de utilidade pública, para efeito de desapropriação, uma área de cerca de 211 hectares compreendida entre a rodovia Santarém-Cuiabá, na altura do Igarapezinho até a margem da Estrada da Embratel. Todos os lotes existentes nesse polígono irregular serão desapropriados para que seja montada infraestrutura necessária para a instalação de indústrias.

O levantamento da área foi feito em convênio entre a Prefeitura de Santarém a Companhia de Administração e Desenvolvimento de Áreas e Distritos Industriais do Pará – CDI. A implantação e instalação do Distrito Industrial de Santarém, além da realização das obras de infraestrutura e de serviços básicos, incluem o loteamento e a alienação ou alocação, a empresas previamente qualificadas, dos terrenos necessários à instalação de indústrias e atividades correlatas.
Os recursos para as desapropriações serão despendidos pela CDI-Pará, em caráter amigável ou judicial. A medida tem caráter de urgência. A instalação do Distrito Industrial de Santarém vem sanar velho problema, em que grupos de buscaram o município para instalar empreendimentos industriais voltaram, à falta absoluta de apoio e incentivo do poder público.

NOTA: Publicado no Jornal do Baixo Amazonas de 21 de abril de 1979.

Nenhum comentário:

Postar um comentário