sábado, 28 de novembro de 2015

Isto foi notícia: A Diretoria da Festa em 1926

Antes da criação da Prelazia, a Festa era coordenada pela Confraria de Nossa Senhora da Conceição. Com a implantação da Prelazia de Santarém, Monsenhor Frederico Costa, primeiro Prelado de Santarém, tentou disciplinas as festas de padroeiros, da sede e do interior, sem efetivo sucesso. Dom Amando Bahlmann, que o substituiu no pastoreio, foi mais eficaz: fez com que a festa, sendo da padroeira da Prelazia, passasse a ser organizada pelo padre que estivesse à frente do cuidado pastoral da Catedral. Foi assim que, em 1919, surgiu a “Diretoria da Festa”, sob a coordenação do vigário da Catedral e constituída de pessoas NOMEADAS pelo Bispo da Prelazia. Para ilustrar descrevemos a “Diretoria” constituída no domingo, dia 17 de outubro de 1926, publicada no jornal “A Cidade”:


“Em a casa de residência do Exmo. Sr. Jacob Alho, reuniu-se domingo último a Diretoria da festa de N. Sra. da Conceição no corrente ano.
Nessa reunião foi resolvido o modo porque se há de efetuar a festividade da Padroeira no corrente ano, com todo o esplendor e solenidade. Outra reunião ficou marcada para o dia que for previamente designado.
Constituíram-se as comissões parciais para os diversos encargos que ficaram formadas do seguinte modo:
PARA ORGANIZAR O PROGRAMA: Frei Ambrósio, e solicitadores Altino Nóvoa e Trajano Motta.
PARA ANGARIAR ÓBULOS E DONATIVOS: – Os Juizes, drs. Olímpio Dantas e Borges Leal, exmo. Sr. Jacob Alho, d. d. Dora Veiga e Flávia Caeté e Major João de Mattos.
PARA DECORAÇÕES: D. Clara da Boa Morte, Joaquim Toscano, Manoel Loureiro, José Franklin, Luiz Amaro da Silveira e Francisco Frazão.
PARA FOGOS E ILUMINAÇÃO, MÚSICA E DIVERSÕES: Felipe Castro, José Agostinho, Heriberto Guimarães e Manoel Loureiro.
PARA ARRENDAR TERRENOS E LOCALIZAR BARRACAS: Capitão José Brígido Corrêa, major João de Mattos, coronel Silvino Campos e Jesuíno Montenegro.
PARA MORDOMAGEM E LEILÕES: D. Clara da Boa Morte, Joaquim Toscano, Francisco Frazão, Felipe Castro e Manoel Loureiro.
Foram designados o exmo. Sr. Jacob Alho, para servir de tesoureiro da Diretoria, e o solicitador Altino Nóvoa, para secretário”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário