quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Isto foi notícia: O Arraial da padroeira em 1921

Não temos muitos relatos escritos dos primeiros anos do Arraial de Nossa Senhora da Conceição ainda no século XVIII. Vamos agora postar um relato do século passado, publicado no jornal “A Cidade” de 03 de dezembro de 1921, que assim noticia:


No arraial:
O formoso logradouro, que é a Praça Monsenhor José Gregório, engalanado de bandeiras e galhardetes e iluminado por uma profusão de lâmpadas elétricas, vem sendo o ponto chic de reunião nestas noites de festas.
Nossa “jeunesse dorée”, trajando as mais elegantes “toilettes”” enche de garridice esse encantador recanto, movimentando-o com os seus volteios pelo “trottoir”.
A filarmônica “3 de Junho”, todas as noites executa escolhido programa, alegrando assim o pitoresco logradouro, que os vitoriosos “fícus benjaminea” mais realçam.
Amanhã à tarde, às 4 horas, haverá diversões públicas no arraial, constando de paticídio, corridas de saco e da centopeia, luta de chouriço, etc.
À noite, após a novena, efetuar-se-á o primeiro leilão de oferendas, em benefício da festividade, realizando-se o segundo no dia 8.
A diretoria espera da munificência dos católicos donativos para esses leilões, certa que está de que ninguém se recusará a concorrer, com seu auxílio para ajudar as grandes despesas da festa.
O Carleto e o Reça prometem agradáveis surpresas às exmas. Famílias nos seus botequins “Pé de Anjo” e “Não tô ligando”. Assim, ao par de cerveja gelada, guaraná, etc. exporão à venda deliciosos quitutes”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário