sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Quando o Círio da Padroeira saía da capela de São Raimundo, na Aldeia

Não muito posterior ao início do “Círio Oficial”, no ano de 1922, o Círio saiu da antiga capela de São Raimundo (fato que se repetiria nos anos de 1923 e 1924). Para lembrar do fato, vejamos o que nos diz o jornal “A Cidade” de 1º de dezembro de 1923, que também nos revela o primeiro Círio realizado sob chuva do qual se tem notícia. No mesmo jornal temos a informação de que a Berlinda, na ocasião, já era “puxada pelo povo”. Eis o texto:


Não obstante o mau tempo que desde cedo ameaçou-lhe empanar-lhe o brilho, realizou-se na manhã de 28 a imponente e concorrida procissão do Círio em que tomaram parte as irmandades e confrarias religiosas, associações com os respectivos estandartes e grande massa popular.
Puxado pelas bandas musicais “Aloysiana” e “3 de junho”, o préstito religioso partiu da capela de São Raimundo, após a celebração da missa, fazendo o percurso do programa, o qual não foi completo devido ao impertinente chuvisco que começou a cair.
A imagem da Padroeira, que fez o seu passeio triunfal em artística berlinda puxada por grande número de fiéis, ao recolher-se ao seu formoso templo, a Catedral, foi saudada pelas educandas do Orfanato, que entoaram o mavioso hino sacro – Tota pulchra es Maria!

O movimento nas ruas durante o trajeto do Círio foi desusado, malgrado o chuvisco que afugentou grande parte da assistência à deslumbrante procissão da Imaculada Conceição.”

Um comentário:

  1. Parabéns irmão Sidney pelo trabalho maravilhoso no blog e por nos ajudar a conhecer melhor nossas raízes!

    ResponderExcluir