domingo, 15 de novembro de 2015

Isto foi notícia: Um Campeonato Santareno em 1938

Em 19 de outubro de 1938 foi instalada em Santarém a Liga Atlética Santarena que foi a responsável pela organização dos campeonatos de Futebol acontecidos em nossa cidade desde a data de sua fundação até que o mesmo fosse assumido pela Liga Esportiva de Santarém – LES. O primeiro campeonato organizado pela Liga Atlética Santarena – LAS, realizado no dia 23 de outubro do mesmo ano, foi registrado pelo Jornal “O Mariano” que assim noticiou o evento:


Na noite de 19 do corrente, na sede do “Centro Recreativo”, gentilmente cedida por seu diretório, reuniu-se a “Liga Atlética Santarena”, presidida por S. Revma. Frei Rogério Voges, OFM, especialmente convidado, com a presença dos representantes dos clubes filiados a essa mentora do esporte local, em cuja reunião ficou oficialmente instalada a “LAS”.
Fizeram uso da palavra, enaltecendo a grande obra de soerguimento do esporte local, os srs. Dr. Gutemberg Fernandes e Filoxenes Calandrini.
Depois da instalação, foram logo assentadas as bases para realização do campeonato início na tarde de hoje (23 de outubro), no qual tomarão partes os clubes locais – Mariano Sport Club, São Francisco Sport Club, Independência Sport Club, Vasco da Gama Sport Club, Estiva Sport Club e o Club Atlético de Belterra, e Luso-América de Arapixuna.
Procedido o sorteio, ficou organizada a seguinte ordem:
1º jogo – São Francisco X Luso América.
2º jogo – Club Atlético de Belterra X Estiva.
3º jogo – Mariano X Vasco.
4º jogo – Independência X vencedor do 1º jogo.
5º jogo – Vencedores dos 2º e 3º jogos.
6º jogo – Vencedores de 4º e 5º jogos.
O vencedor deste último jogo, sagrar-se-á campeão do Início.
As partidas serão em dez minutos cada “half-time”, sem descanso, havendo uma prorrogação de dez minutos, em caso de empate, na qual garantirão vitória “goal” [sic] conquistado ou “corner” do adversário.
Foram designados árbitros das partidas, os srs. Francisco Campos, Rui Andrade e Filoxenes Calandrini.

É de prever-se grande afluência de afeiçoados do belo jogo bretão ao Parque “São Francisco”, que será teatro da mais bela e movimentada tarde esportiva que Santarém presenciará”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário