sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Isto foi notícia: A exposição do Intendente de Itaituba

No ano de 1913, aconteceu a Exposição Nacional da Borracha, no Rio de Janeiro. Naquela ocasião, o intendente municipal de Itaituba, o coronel Raymundo Pereira Brasil, organizou um interessante mostruário que mostraria os produtos que a cidade (uma das maiores produtoras de borracha natural da época), apresentaria na capital federal. Antes, porém, o mostruário foi apresentado na residência do coronel, em Belém. Eis como “O Estado do Pará” noticiou o fato, a 10 de agosto daquele ano:


Em sua residência, à Avenida Nazaré, o sr. Coronel Raymundo P. Brasil, infatigável intendente municipal de Itaituba, inaugurou ontem, pela manhã, uma exposição prévia dos produtos que essa opulenta região do Estado enviará ao certame nacional de borracha, no Rio de Janeiro.
Durante o dia todo, o belo palacete do ilustre coronel Brasil esteve repleto de pessoas distintas que ali foram admirar os produtos expostos, prova cabal do esforço do digno intendente de Itaituba, o qual não poupa sacrifícios em bem servir aos interesses dos seus munícipes e ao Estado em geral.
Vimos no interessante mostruário, entre outros produtos, os seguintes:
Madeiras com que se defuma a borracha: Maparajuba, jaranan, cuti-tiribá, jatobá, itambá, favela, maçaranduba, pau-d’arco, cumaru, mata-matá, etc.; Caroços: de urucury, ana-assú, curussy, anajás, tucumam-assú, jatoléa, uriço de castanha, etc.; 2 troncos de seringueira, 1 pacote de pregos feitos de tala, que servem para pregar o arrôxo da seringueira; diversas qualidades de artefatos para o preparo da borracha; palha com que se cobrem as seringueiras; borracha de diversas espécies, de sernambi, defumada com várias qualidades de madeira, et., etc..
Além da coleção de borracha, viam-se belas fotografias da estrada de rodagem Bentes Paranatinga, propriedade do coronel Brasil, no município de Itaituba; ainda outra fotografia, mostrando o trapiche do litoral de Itaituba, diversos quadros a óleo, representando vários trechos do litoral do Tapajós, na época da vazante do rio e outra representando a cidade de Itaituba e vários seringueiros na extração do látex.
Vimos ainda expostas 14 espécies de artefatos de borracha, fabricados nos seringais do expositor, entre os quais, bolsas para tabaco, sacos de viagem, etc. etc..

Em suma, a impressão que nos deixou a coleção de produtos com que o coronel Brasil vai fazer representar o seu município na Exposição Nacional de Borracha, é que Itaituba pode-se orgulhar de figurar no grande certame, como uma das mais ricas e opulentas circunscrições do Pará, aliando a esse atestado vivo de sua pujança natural o de uma administração criteriosa e patriótica”.

2 comentários:

  1. Boa tarde ... eu gostaria MUITO de poder obter uma cópia, mesmo que escaneada, desta publicação do Coronel Brasil. Isto seria possível? Por favor agradeceria se pudesse obter resposta diretamente a meu e-mail, flechtma@bio.feis.unesp.br

    Muito obrigado,
    atenciosamente,
    Carlos Flechtmann

    ResponderExcluir
  2. Caro Carlos
    Na sede do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, IHGTap, você encontrará o que procura. Anote o endereço: Av. Adriano Pimentel, 80. Santarém - PA.
    O horário de funcionamento é de segunda a sexta pela parte da manhã.
    (OBS: Neste mês de julho o bibliotecário está de férias)

    ResponderExcluir