sábado, 21 de novembro de 2015

Artigo: O manto da Padroeira de Santarém

Pe. Sidney Augusto Canto

Não se sabe ao certo quando começou o uso do manto da imagem no Círio. Ele é próprio da imagem atual que, além do  manto, utilizava também um vestido durante alguns anos. Por ser uma imagem de “roca”, é possível que usasse roupa desde quando chegou em  terras santarenas no ano de 1854.

Contudo, sabemos que em 1922, a doação do manto já era corrente. Naquele ano, o Juiz da Festa era o Sr. Aureliano Carolino Imbiriba, que doou o manto como fruto de uma promessa. Ele encomendou o manto que foi confeccionado em Paris, na França; era de seda branca, bordado com pedras coloridas.


Dois anos depois, em 1924, um novo manto foi confeccionado. Desta vez, fruto de uma subscrição, organizada pela sra. Gita Braga, que fez dela uma prestação de contas detalhada que transcrevemos abaixo:

“RECEITA:
Maria Braga - 5$000, Alzira Frazão - 5$000, Almira Gonçalves - 5$000, José Melcíades - 5$000, André Maciel - 2$000, André Lobo - 2$000, José N. de Souza 5$000, Victoriano Senna - 5$000, Jorge Corrêa Filho - 10$000, João C. Pereira - 2$000, Annicota Alho - 5$000, José Dias - 1$000, Romualdo - 1$000, A. Guimarães - 2$000, Pedro Nogueira - 2$000, Plínio de Albuquerque - 2$000, Maria C. Fernandes - 1$000, Marques Pinto 10$000, Rodrigues - 2$000, Martinho da Silva - 1$000, Arthur Paz - 2$000, N. B. - 2$000, J. H. - 2$000, J. Montenegro - 10$000, Duarte - 1$000, (anônimo) - 2$000, Alfredo - 1$000, Suzanna Silva - 2$000, Felippe Castro - 2$000, Galdino Lopes - 1$000, Presídio Corrêa - 1$000, Eustáquio Corrêa - 2$000, Dora Santos - 20$000, Manoel Branco - 2$000, Antonio Ferreira - 2$000, Clemente Jennings - 1$000, João Baker - 5$000, Armando Vianna - 10$000, Helena Cecília e Bernardo Leal - 5$000, Corina Queiroz - 10$000, Lindinha Reça - 2$000, Maria Vasconcellos - 1$000, Arthur Bentes - 2$000, Gita Fernandes - 1$000, Ruy Barata - 2$000, Isaac Serruya - 5$000, Pedro Gentil - 5$000, J. B. Miléo - 5$000, Nena Santos - 1$000, Carolina B. Silva - 1$000, Hélia Rodrigues - 1$000, Fausta Rodrigues - 2$000, Maria B. Macambira - 1$000, Maria Monteiro - 2$000, Antonia Abreu - 2$000, Alzira Lopes - 2$000, F. Bentes - 5$000, M. Figueira - 2$000, Alzira C. Nóvoa - 2$000, Anna F. Imbiriba - 5$000, Maroquita Sousa - 5$000, Antonio Silva - 1$000, Elydia Macedo - 5$000, Lindinha Guimarães - 5$000, Sirotheau - 2$000, José e Jesus Mascarenhas - 2$000, Olympia L. Nunes - 2$000, Maria D. Couto - 5$000, Didi Duarte - 2$000, Benedicta Frazão - 2$000, Alda Dantas - 5$000, Penha Chaves - 2$000, Astrogilda Vasconcelos - 2$000, Nise Martins - 5$000, Theresa Castro - 10$000. TOTAL: 262$000
DESPESA:
Pago a Américo Almeida - 7$500, a Marques Pinto & Irmãos - 126$700, a A. P. de Carvalho - 20$000, à Casa Alegria - 18$500, à Carvalinho (filial) - 1$200, e material para flores do altar - 10$000, à João Fona (pintura do vestido) - 50$000, feitio de flores - 22$000. TOTAL: 255$900
BALANÇO:
Total da Receita - 262$000
Total da Despesa - 255$900
Saldo: 6$100
A importância do saldo acima foi distribuída como esmola aos pobres”.

De lá para cá tem-se tornado costume que uma família ou uma senhora de destaque da sociedade santarena doe o manto que pode ser confeccionado pela ofertante ou encomendado a outrem, conforme fosse o caso.

O uso do manto cessou em 1931, quando houve a “troca” das imagens do Círio. Já dissemos anteriormente, que a troca foi efetuada por causa de alguns padres franciscanos alemães que achavam a atual imagem muito “pomposa” com toda a roupa e adornos que utilizava, sendo tratada semelhante a uma “boneca”.

Levando em consideração a simplicidade e o caráter mais singelo, Dom Amando e os demais sacerdotes decidiram por efetuar a troca com a imagem “achada” por Belo de Carvalho. O uso do manto retornou em 1961, quando a imagem itinerante voltou a ser a que circula nos Círios de hoje. Até meados da década de 70, a indumentária incluía além do manto um longo vestido.

Foi a convite de Frei Paulo Zoderer que Laurimar Leal começou a confeccionar o manto da padroeira. Além disso, executou uma reforma na imagem mostrando a sua arte de esculpir, o que ocasionou a retirada do longo vestido, mas manteve a permanência do manto. Por muito tempo, Laurimar Leal confeccionou o manto da padroeira, com raras exceções.  Ele procurava combinar o manto com todo o conjunto da Berlinda, o qual também ajudava a criar e ornamentar. Segundo ele:

A magia da criação do artista é sempre achar que pode fazer melhor aquilo que faz em uma próxima vez... o mesmo acontece com os mantos: eu aprendo com cada manto que faço, até mesmo com aqueles que vêm de fora, a fazer sempre melhor e mais bonito. Se eu faço um manto e nele vejo um erro, eu transformo esse erro em um detalhe... artistas transformam erros em detalhes...”.

Os mantos continuam sendo uma atração à parte: todos os anos são eles que nos mostram uma das muitas belezas de nossa festa.


Por ocasião do Centenário da Diocese, foram resgatados alguns dos mantos utilizados pela Imagem nos Círios de antigamente. Infelizmente o que conseguiu manter foram apenas muitas fotos dos mantos... O mais antigo se encontra no acervo do Museu de História e Arte Sacra é do ano de 1989. Descobrimos, posteriormente, que alguns dos mantos mais antigos eram reaproveitados para a confecção dos novos. Devido à escassez ou mesmo ao alto custo do material, os mantos eram inutilizados e por fim destruídos. Uma perda, certamente, que esperamos não mais ocorrer doravante.

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