quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Documentos históricos: Herança do Pároco de Alenquer – 1885

O Edital abaixo publicado revela um fato interessante da vida de Alenquer no século XIX. Morrendo o padre João Cândido Rodrigues de Mello, que foi vigário da freguesia por 30 anos e não deixando nenhum testamento, o Juiz Municipal de Ausentes fez publicar o referido Edital em busca dos possíveis herdeiros dos bens do padre cametaense. Eis o texto:


O Doutor Arlindo Francisco Nogueira, Juiz Municipal e de Ausentes do termo de Alenquer, etc.
Faço saber aos que o presente edital virem, e dele direta ou indiretamente tiverem notícia, que havendo no dia 6 do expirante mês, falecido nesta cidade o Padre João Candido Rodrigues de Mello, vigário desta Paróquia, onde foi residente desde 1855, e dizia ser natural de Cametá, sem deixar testamento que chegasse ao conhecimento deste Juízo e nem herdeiros conhecidos; por isso chamo, convido e cito aos herdeiros necessários ou naturais e mais pessoas que se julguem com direito a respectiva herança, a virem habilitar-se dentro de 30 dias e requerer o que for a bem do seu direito, na forma da lei.
E para constar mandei passar o presente que será publicado por três vezes nos jornais da cidade. Alenquer, 26 de março de 1885.
Eu, André Cureiro Duarte, Escrivão, o escrevi.
Assinado A. Nogueira.

Está conforme André C. Duarte”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário