segunda-feira, 22 de agosto de 2016

O Terceiro Congresso Eucarístico de Santarém (1980)



O Terceiro Congresso Eucarístico de Santarém foi realizado no período de 20 a 22 de junho de 1980. O tema central deste evento foi “A Eucaristia e o Migrante”. Novamente, a Praça de São Sebastião serviu como palco de realização deste evento.

No dia 20 de junho, após uma concentração ao longo da avenida Adriano Pimentel, pela parte da noite, um barco se deslocou da “Ponta Negra”, transportando o Santíssimo Sacramento para a frente do trapiche da cidade, de onde uma procissão luminosa transportou o Santíssimo Sacramento até a frente da Igreja de São Sebastião. Logo em seguida aconteceu a Celebração Eucarística com o seguinte tema: “A Eucaristia e o Papa, símbolos da unidade”, havendo ilustrações do filme “Os três últimos Papas”.
No dia seguinte, 21 de junho, após uma concentração na praça de São Sebastião, aconteceu das 14h30min até a noite uma “Feira do Migrante”, havendo desfile de migrantes brasileiros e estrangeiros, bem como a realização de um evento cívico onde, após o Hino de Santarém, a professora Maria da Glória Dias Campos convidou todos a visitarem os stands da exposição. Foi concorrida a venda de produtos agrícolas típicos da nossa terra, bem como de artesanato, comidas típicas e exposição de cartazes. Às 19h foi celebrada a Santa Missa, que teve como tema “A Eucaristia e a vida do Migrante”, sendo apresentado, logo em seguida, o cartaz vencedor do tema do Congresso bem como a letra vencedora do Hino Oficial do III Congresso Eucarístico de Santarém.

No dia 22 de junho, ocasião do aniversário da cidade, houve um grande show do Migrante na Praça de São Sebastião, com danças típicas, trajes típicos, comidas típicas e músicas de povos da Diocese e de fora do Brasil. Pela parte da tarde, diversas procissões, saindo das igrejas de São Raimundo, Aparecida, Catedral e Santíssimo seguiram em direção à Praça de São Sebastião, onde teve lugar a missa de encerramento do Congresso com o seguinte tema: “Os migrantes para a Diocese de Santarém”. A missa contou com a participação de cerca de 25 mil pessoas que lotaram a praça. Esta celebração contou com a presença de Dom Alberto Gaudêncio Ramos, arcebispo de Belém, de Dom Eurico Krautler, bispo do Xingu e de Dom Tiago Ryan, bispo Diocesano de Santarém. Na ocasião foi oficialmente instalada a Diocese, condição a que tinha sido elevada a Prelazia em outubro do ano anterior. Este terceiro Congresso Eucarístico de Santarém teve, como coordenador, o franciscano Frei João Schwieters. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário