sábado, 17 de setembro de 2016

A Música em Alter do Chão

Para ilustrar e compartilhar um pouco de conhecimento sobre a musicalidade da Vila de Alter do Chão, passo a me valer do relatório feito pela senhora Meive Ausonia Piacesi para colaborar com alguns dados referentes à música na antiga Aldeia Borari.


Alter do Chão também se destaca no setor musical. A 29 de junho de 1919 foi feita a estreia da banda, denominada “29 de junho” e que hoje (1980) tenta ser reativada na comunidade. Grande é o número de pessoas interessadas em aprender música, e desde 1979, com a ajuda da EMATER e Prefeitura Municipal foi formado um grupo com 20 participantes para receber aulas de teoria musical, deslocando-se para isso, à Alter do Chão, inicialmente o Prof. Adalgiso Paixão, e atualmente o Prof. José Barbosa, filho de Luis Barbosa que ensinava música em Alter do Chão nos anos 1930. A grande dificuldade do grupo hoje em dia está na aquisição de instrumentos, impedindo a realização das aulas práticas, com a participação de todos. Os poucos instrumentos existentes atualmente na comunidade são um saxofone e um trombone.

Quem formou a banda “29 de junho”, naquele ano de 1919, foi o Prof. Juvêncio de Moraes Navarro Filho. Depois dele vieram os professores Luciano Lopes dos Santos, Raimundo Fona e Luis Barbosa Filho. A formação original da banda era: Jacinto Sardinha (barítono), Turiano Sardinha (trompa), Felipe Lobato (clarinete), Sérgio Sardinha (trompete), Manoel Umbelino Sardinha (bombardino), Conrado Eremita (clarinete), Antônio de Abreu (trompete), Argemiro Pedroso (clarinete), Servino Navarro (bombardino), Eusébio Costa (contra-baixo), Augusto Sousa (percursão) e Manoel Garcia de Sousa (prato/percurssão).

Sobre o “Espanta Cão”, assim se expressa a sra. Meive:

Existe também o CONJUNTO ESPANTA CÃO”, conjunto de pau e corda, composto de nove elementos: 02 (violinos), 01 (tamborim), 01 (surdo), 01 (atabaque ou gambá). Seu coordenador há algum tempo é o Sr. Vilésio Pedroso Costa.
Mais uma vez demonstrando o pendor para a arte, um fato digno de nota é que os violinos utilizados pelo “Espanta Cão”, foram confeccionados na própria comunidade, pelo Sr. Tito Alves, ainda residente na mesma.
Formado em 1973, todos os elementos do “Espanta Cão” são autodidatas, nunca tendo recebido aulas de música.
O nome “ESPANTA CÃO” partiu de uma brincadeira entre os elementos da comunidade, quando alguém comentou que “o movimento do arco do violino forma uma cruz, e portanto espanta cão (diabo)”. Cabe ao “ESPANTA CÃO” toda a cobertura musical da FESTA DO SAIRÉ.


NOTA: Publicado no Livro “Alter do Chão e Sairé: Contribuição para a história”, publicado pelo autor do blog em 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário