quarta-feira, 17 de maio de 2017

Sobre a instalação da energia elétrica em Alter do Chão – 1952

Quem ainda não visitou a aplausível vila de Alter do Chão, à margem direita do Tapajós, repousando sobre a alcatilta [sic] de alvas areias, encostada ao pé de uma colina de vegetação exuberante, não conhece o recanto mais pitoresco e poético que possuí o nosso município.
Engastada, como pedra preciosa, em magnifica enseada, o anel líquido que a cerca banha suas famosas praias pelo ondular macio das águas de anil, que se perdem para além da fimbria do horizonte.

A história da Vila de Alter do Chão se perde nas brumas do passado, sendo mais antiga que a história da sede do município.
Lá habitavam os valentes guerreiros que deram o nome ao grande rio asulado [sic] e que por isso foi o ponto de convergência de quantos se incumbiam naqueles recuados tempos, da colonização, através da catequese dos servicolas [sic] (vide Nota 01).
Possui Alter do Chão cerca de 100 casas e em todo o Distrito cerca de 30 casas comerciais e 15 escolas primárias.
O velho templo católico que lá se ergue é um eloquente atestado da vida secular da Vila (vide Nota 02).
Povo ordeiro e trabalhador, a agricultura vem sendo tratada e difundida desde longos anos, por elementos que deixaram seus nomes ligados ao progresso da terra e que servem ainda hoje como exemplos.
***
Um dos pontos do programa administrativo do prefeito Santino Sirotheau Corrêa para 1952 é a instalação de iluminação elétrica na Vila de Alter do Chão, do que inegavelmente tanto depende a nossa evolução.
Vai assim o nosso operoso governante dotando de melhoramentos de importância o interior do nosso município e Alter do Chão merece essa dádiva oficial como prêmio ao esforço dos seus habitantes em produzir e trabalhar pelo engrandecimento do seu pitoresco torrão, que é um orgulho para os que lá nasceram.
A instalação da luz elétrica em Alter do Chão é sem dúvida uma notícia agradável para quantos acompanham com interesse o progresso do município, e oxalá o prefeito Santino Sirotheau leve avante o seu anunciado programa de realizações, principalmente no que se refere a esse importante setor.

NOTA: Publicado no Jornal de Santarém de 08 de março de 1952.
NOTA 01: O autor do texto se baseia na interpretação que Ferreira Pena fez no século XIX, de que Alter do Chão seria o lugar onde Pedro Teixeira teria estado, ideia hoje refutada pelo estudo feito pelo historiador Paulo Rodrigues dos Santos e também estudo pela documentação da época de Pedro Teixeira que temos em mãos.
NOTA 02: Em 1952, quando o texto foi escrito, a igreja de Nossa Senhora da Saúde, cuja construção iniciou-se por iniciativa de Monsenhor José Gregório Coelho, não havia completado ainda 70 anos. É a mesma que hoje ainda se encontra de pé, agora sim, mais que secular.


Nenhum comentário:

Postar um comentário