quarta-feira, 1 de novembro de 2017

As Festividades da Padroeira de Santarém em 1932

A cidade movimenta-se hoje, no entardecer, para a trasladação da imagem de Nossa Senhora da Conceição, Excelsa Padroeira de Santarém.
Às 6 horas da tarde, após os atos litúrgicos a primitiva imagem de Nossa Senhora será conduzida da Catedral para a Igreja de São Sebastião, observando o seguinte itinerário: Rua Siqueira Campos, Travessa 15 de Novembro, Rua João Pessoa, Avenida Adriano Pimentel, Praça Barão de Santarém, até a Igreja acima referida, onde será cantada uma Ladainha.

A imagem da Padroeira
A bela imagem que será trasladada e amanhã volverá, em Círio, à Catedral, é a que foi oferecida à primeira Igreja de Santarém pelo capitão general Francisco Xavier de Mendonça Furtado, faz dois séculos e, data vênia, transcrevemos o seu histórico e a sua descrição:
“Obra de artífices portugueses, talhada primorosamente num só bloco de carvalho, a imagem era notável pela sua beleza artística e pelo seu peso, aumentado por enorme pedestal inteiriço. Construída a atual Matriz, a cerca de 152 anos, foram as imagens que estavam depositadas em casa particular, por já estar a velha igreja em ruínas, transportadas para o novo templo. Refere a tradição que os “cabanos”, em 1836, quiseram conduzir para algures a imagem da Padroeira, mas não o conseguiram, em virtude do seu peso; tentaram então separa-la a golpes de machado da sua peanha, com o que ficou a imagem algo danificada, sendo, por isso, mais tarde, destacada do antigo pedestal e restaurada na forma em que se acha atualmente. Com a aquisição, em 1854, da nova imagem que hoje se encontra no Altar Mor, foi a antiga entronizada no Batistério e mais tarde depositada no almoxarifado dos objetos de culto”.
O Círio
Amanhã, pelas 7 horas da manhã, numa grande demonstração de fé, por entre a alegria geral e os cantos sacros, realizar-se-á o Círio de Maria Santíssima, após a missa celebrada na Igreja de São Sebastião.
O trajeto do Círio
O Círio fará o seguinte trajeto: Praça Barão de Santarém, Avenida Adriano Pimentel, rua João Pessoa, Praça Monsenhor José Gregório, Rua Dr. Colares, Praça da República, Rua 24 de Outubro, Travessa Riachuelo, Avenida Rui Barbosa, Travessa 15 de Agosto, Rua Galdino Veloso, Travessa 15 de Novembro, Rua Siqueira Campos, Praça Monsenhor José Gregório até a Catedral.
Ao recolher-se o cortejo religioso, será entoado pelas alunas do Orfanato de Santa Clara o solene hino sacro “Tota Pulchra es Maria”, sendo, em seguida, celebrada a Santa Missa.
A organização da Romaria
A Romaria terá a seguinte organização: à frente, abrindo o cortejo, irão os alunos de todas as Escolas da cidade, Colégio São Francisco, Aloysianos, a Congregação Mariana com os seus estandartes e a Sinfonia Franciscana; logo após formarão as alunas do Orfanato de Santa Clara, as Filhas de Maria com os estandartes, seguidas das Irmãs Clarissas; no centro irá a grande Legião dos Anjos, tendo à frente, o Anjo Gabriel; em continuação formarão alas a Pia União de Santo Antônio, Confraria do Santíssimo Rosário, Apostolado da Oração, Ordem Terceira de São Francisco, com os respectivos estandartes, e os Cavalheiros do Santíssimo Sacramento e os Vicentinos. Depois destes seguirão a grande massa católica e as autoridades, que ladearão o artístico andor com a sagrada imagem de nossa Augusta Padroeira. Em seguida ao andor virá a segunda Banda de Música.
O Novenário
Às 7 horas da noite de 27 será cantada solenemente, à grande instrumental, na Catedral a primeira novena da festa, sob os auspícios da Associação Aloysiana.
Nas noites subsequentes prosseguirá o novenário, estando assim organizada a ordem das novenas: a de 28, a cargo das crianças do catecismo; a de 29, a cargo da Pia União de Santo Antônio; a de 30, a cargo das alunas do Orfanato de Santa Clara; a de 1º de Dezembro, a cargo da Ordem Terceira de São Francisco; a de 2, a cargo do Apostolado de Oração; a de 3, a cargo da Confraria do Santíssimo Rosário da Virgem Imaculada; a de 4, a cargo da Congregação Mariana; a de 5, a cargo dos Cavalheiros do Santíssimo Sacramento e da Confraria de São Vicente de Paula; a de 6, sob os auspícios das Irmãs Clarissas.
A Praça Monsenhor José Gregório está sendo convenientemente preparada, notando-se já várias “barracas” em via de conclusão.
RELAÇÃO DAS FAMÍLIAS A CUJO CARGO ESTÁ ENTREGUE
A BARRACA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
DURANTE A FESTIVIDADE QUE AMANHÃ SE INICIA
Dia 27
Exma. Sra. D. Graziella Borges Leal
Exma. Sra. D. Dora Veiga dos Santos
Exma. Sra. D. Germana Montenegro
Dia 28
Exma. Sra. D. Eula Malheiros
Exma. Sra. D. Bibi Portilho Bentes
Exma. Sra. D. Almira P. Gonçalves
Dia 29
Exma. Sra. D. Walkiria Loureiro
Exma. Sra. D. Tita Motta Siqueira
Exma. Sra. D. Hilda Motta
Dia 30
Exma. Sra. D. Adélia Sirotheau
Exma. Sra. D. Maria Sirotheau Gentil
Exma. Sra. D. Solange C. Correa
Dia 1º de Dezembro
Exma. Sra. D. Maria Imberiba
Exma. Sra. D. Maria Oliveira Nadler
Exma. Sra. D. Joanna Fernandes
Dia 02
Exma. Sra. D. Aninhas Duarte
Exma. Sra. D. Aninhas Tavares
Exma. Sra. D. Iluminata Simões
Dia 03
Exma. Sra. D. Marcolina Ayres
Exma. Sra. D. Maria B. Macambira
Exma. Sra. D. Biló Motta
Dia 04
Exmo. Sr.  José Agostinho da Fonseca
Exmo. Sr.  Joaquim Toscano
Exmo. Sr.  Antônio Nunes
Exmo. Sr.  Manoel Almeida
Exmo. Sr.  Mário Bordallo
E a Diretoria da Festa
Dia 05
Exma. Sra. D. Chiquinha Macambira
Exma. Sra. D. Virginia Sirotheau
Dia 06
Exma. Sra. D. Ubaldina Santos
Exma. Sra. D. Virginia A. da Silveira
Exma. Sra. D. Carmelita Oliveira
Dia 07
Exma. Sra. D. Noêmia S. de Almeida
Exma. Sra. D. Helena P. Simões
Exma. Sra. D. Angélica P. Guimarães
Exma. Sra. D. Juca Bastos
Dia 08
Exmo. Sr.  José Agostinho da Fonseca
Exmo. Sr.  Joaquim Toscano
Exmo. Sr.  Antônio Nunes
Exmo. Sr.  Manoel Almeida
Exmo. Sr.  Mário Bordallo
E a Diretoria da Festa

NOTA: Publicado no Jornal de Santarém de 26 de novembro de 1932.


Nenhum comentário:

Postar um comentário