quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Novembro na História do Baixo Amazonas e Tapajós




01 – Realizado em Santarém o primeiro pouso de um hidroavião da empresa Panair. Durante vários anos os pousos eram realizados no rio Tapajós e o desembarque era feito num pequeno flutuante que ficava na praia em frente à Igreja Catedral (1933).
02 – Em sua terceira viagem ao Rio Cuminá, assim se expressa o padre José Nicolino em seu “Diário”: “Reconhecendo que a direção real do igarapé era E. e que já estávamos na bacia do rio Curué, do qual é ele afluente, voltamos e pernoitamos na nossa estação do Patauá” (1882).
03 – Os Capitães Miguel João de Castro e Antônio Thomé de França, que chefiam a expedição de Abertura de comunicação comercial entre o distrito de Cuiabá e a cidade do Pará, alcançam, descendo pelo rio Arinos o rio Tapajós. Têm eles, neste dia, o seu primeiro contato com os índios Mundurucus, assim relatados no Diário da Expedição: “Eles tinham alguns trinchetes e facões pequenos; e as mulheres e crianças contas brancas e de outras cores, que davam certeza de terem eles mais ou menos comunicação com gente civilizada; porém em tudo o mais nos pareceram tão bárbaros e ainda mais pobres do que os Apiacás, pois que até as suas redes eram de embiras, e nada tinham de algodão” (1812).
04 – Acontece neste dia a tentativa de assassinato ao Doutor João Antônio Luiz Coelho, do Partido Liberal. O fato resultou num ruidoso processo criminal movido pelo agredido contra o advogado João Vitor Gonçalves de Campos, redator do jornal “Baixo Amazonas”, que defendia as ideias do Partido Conservador, bem como contra os chefes deste Partido: Antônio Joaquim Gomes do Amaral e o Tenente Coronel Francisco Caetano Corrêa (1879).
05 – Circula em Santarém o primeiro número do “Jornal de Santarém”. O Periódico tinha como redatores os senhores: Luis Gentil, Guiães de Barros e Gomes Diniz. Circulou semanalmente até o ano de 1935, quando, já sob a direção de Felisbelo Sussuarana, deixou de circular em virtude das mudanças políticas no governo do Estado (1932).
06 – Sob a liderança da Conferência de São Vicente de Paulo, é constituída uma Comissão responsável para angariar recursos para a construção de um Asilo de São Vicente de Paulo, para os idosos de Santarém (1942).
07 – Nasce em Santarém, a senhora Gioconda Peluso, musicista. Filha do casal italiano Domingos Peluso e Marieta Mattera Peluso. Juntamente com sua irmã, Rachel, foi fundadora do Instituto Musical Padre Maurício, em São Paulo. Soprano, fez apresentações no Teatro Municipal de São Paulo e na Itália, interpretando obras musicais de músicos santarenos, entre os quais o maestro Wilson Fonseca (1914).
08 – Falece o fundador da cidade de Oriximiná: Padre Nicolino Sousa. Transcrevo aqui o trecho do Diário das Três Viagens (escrito pelo padre até 05 de novembro daquele ano e concluído por outro membro da expedição) que me foi generosamente ofertado pelo Cel. Hiram Reis e Silva: “Padre José Nicolino Pereira de Sousa, deu conta a Deus no dia 8 de Novembro ás 7 horas da tarde, de uma dor que lhe deu no estomago e vomito, começou-lhe a dor às 5 da manhã, e foi sepultado ás 10 horas do dia 9. Foi sepultado pelo seu mano Benedito Fragata, seu sobrinho Francisco José de Figueiredo, Possidonio, quatro discípulos, 1 sobrinho no 2° grau e 3 camaradas, voltamos dia 11; pelo que se deu não concluímos a nossa jornada para o rio Cuminá, sendo ele rumo ao Norte — 1882”.
09 – Falece, durante uma expedição ao rio Trombetas, o explorador e cientista francês Henri Coudreau. O sinistro se deu quando Coudreau estava descendo as cachoeiras do Mapuéra, a pouca distância da Vila de Oriximiná (1899).
10 – Nasce em Óbidos, Manuel Francisco Machado, o Barão de Solimões. Era bacharel em Direito, formado pela Universidade de Coimbra, político foi o último presidente da Província do Amazonas, permanecendo no cargo até a proclamação da República (1841).
11 – Falece o Maestro José Agostinho da Fonseca. Nascido em Manaus, AM, no dia 14 de novembro de 1886, estudou em Belém no Instituto de Educação e Artífices (hoje Lauro Sodré). Mudou-se para Santarém em 1906. Data deste mesmo ano sua primeira composição: “Idílio do Infinito”, executada pela primeira vez nas praias do Tapajós. Era alfaiate de profissão. Casou-se com Anna Dias da Fonseca e deu origem a uma família que hoje é referência musical, não somente na cidade de Santarém, mas a nível nacional (1945).
12 – A Câmara Municipal de Santarém pede, ao Governo da Província do Grão-Pará, um auxílio de 120:000$000 réis para concluir o encanamento da sotéa [sic] do poço municipal (1877).
13 – Chegam a Santarém as quatro Irmãs Concepcionistas da Ajuda que, juntamente com a Irmã Elizabeth Tombrock, formavam a semente da mais nova congregação religiosa feminina da Prelazia: a hoje Sociedade Missionária da Imaculada Conceição - SMIC (1910).
14 – Neste dia em Parecer do Conselho Ultramarino (Corte de Lisboa), é definindo o lugar onde Manuel da Mota Siqueira deveria construir uma das quatro fortalezas a que se propunha. As de São José do Rio Negro (Manaus), a do Paru (Almeirim) e a de Santarém ficaram nos lugares previstos, mas quanto a fortaleza que deveria ser edificada em Acaqui, o Conselho determinava que “seja acima do Tapajós da parte do Norte, aonde o rio se estreita a tiro de peça he do mesmo parecer, e já tinha dito que neste particular, se deveria crer o que nos disser do que viu, por que sempre seria o mais verificado”. Ou seja, a construção deveria ser em Óbidos. Dos quatro fortes citados é o único que se mantém de pé até hoje (1697).
15 – Neste dia era nomeado um novo comandante para a Vila de Santarém. Tratava-se do coronel Francisco José Rodrigues Barata, ficando o mesmo, desligado do comando do 2º Regimento de Infantaria de Linha. O coronel Francisco Barata, entretanto, não chegou a tomar posse do seu posto (1820).
16 – Nasce em Portugal o Padre Luiz Álvares, SJ, que foi o último missionário jesuíta em Santarém. Destacou-se na história local por ter se recusado a dar posse e instalar a paróquia de Santarém, criada pelo Bispo Miguel Bulhões (1700).
17 – Dois nascimentos marcam este dia. Em Santarém nasce Wilson Dias da Fonseca, músico, poeta e escritor. Na cidade de Chicago, EUA, nasce Dom Tiago Ryan (que tinha por nome de batismo James Michael Ryan), Bispo de Santarém. Ambos marcaram a história de Santarém e da região nos diversos campos em que atuaram (1912).
18 – A expedição de Abertura de comunicação comercial entre o distrito de Cuiabá e a cidade do Pará, chefiada pelos capitães Miguel João de Castro e Antônio Thomé de França, alcança a altura do que hoje é a sede do município de Itaituba. Vejamos o descrito no Diário deste dia: “Às 5 da tarde passamos dois sítios quase fronteiros de um e de outro lado do rio, sendo o do oriental de índios Mundurucus, e o do ocidental de Maués. Às 6 chegamos a um estabelecimento maior das mesmas nações, e por seu principal e diretor um homem branco marzaganista de nome José Antônio de Castilho, em cuja casa fizemos pouso” (1812).
19 – Foi nomeado Tabelião e mais anexos da Comarca de Óbidos, o senhor João Martins da Rocha. Neste mesmo dia o dr. Manoel Gonçalves de Loureiro é nomeado médico da Vila de Itaituba (1896).
20 – É criada a primeira escola feminina da cidade de Santarém. Para o cargo de professora foi nomeada, indicada pela Câmara Municipal, a senhora Ana Amélia de Paiva, esposa do Doutor José Gomes de Paiva, Juiz Municipal. Pelo trabalho a referida mestra receberia quatrocentos mil réis por ano (1849).
21 – A Conferência de São Vicente da Matriz de Santarém realiza o lançamento da pedra fundamental do Asilo São Vicente de Paulo. O lugar escolhido para construir o Asilo gerou, naquela época, um comentário do governador Magalhães Barata: “É uma crueldade com os velhinhos construir um Asilo TÃO LONGE DA CIDADE” (1944).
22 – Um grupo de comerciantes faz um Protesto, publicado no jornal O Município, em Santarém, contra as calúnias que o jornal O Baixo Amazonas publicou ofendendo ao juiz de direito da Comarca, o dr. Carlos Francisco Soares de Brito (1886).
23 – Nasce em Colônia, Alemanha, Frei André Noirhomme, OFM. Em Óbidos este frade franciscano fundou a Escola São Francisco (que existe ainda hoje) e também a Pia União das Filhas de Maria (1864).
24 – O Padre João Felipe Bettendorff embarca em Lisboa com destino as missões do Maranhão (aonde chegaria a 20 de janeiro do ano seguinte). Tão logo chegou foi enviado para o Grão-Pará, de onde o Padre Antônio Vieira o enviaria para fundar Missão junto aos índios Tapajós (1660).
25 – O Ministério do Império nomeia João de Deus de Leão para Agente do Correio da Vila de Santarém, na Província do Pará. João de Deus também exercia a função de Secretário da Câmara Municipal da mesma Vila (1847).
26 – Sagração Episcopal de Dom Floriano Loewenau em Ipuarana. Dom Moisés Coelho foi o Bispo Sagrante, sendo co-sagrantes: Dom Anselmo Pietrulla, OFM e Dom Felício de Vasconcelos, OFM (1950).
27 – A expedição de Abertura de comunicação comercial entre o distrito de Cuiabá e a cidade do Pará, sob o comando dos capitães Miguel João de Castro e Antônio Thomé de França, chega a Santarém. Assim consta o registro do “Diário da Navegação”: “Esta vila é a maior do sertão do qual É CONSIDERADA COMO CAPITAL (grifo meu). Nela tem muitos homens estabelecidos com bastante escravatura, que empregam na plantação do cacau, principal gênero de comércio da capitania. Há também muitos negociantes, uns que estão arranchados com loja, e outros a que chamam volantes, que comerciam nas suas canoas, nas quais andam continuamente, girando de um para outro lugar” (1812).
28 – Realiza-se em Santarém o “PRIMEIRO” Círio de Nossa Senhora da Conceição, saindo da Igreja de São Sebastião, em substituição aos antigos “Círios da Bandeira” (1919).
29 – O Time do Paissandu, da capital paraense, enfrenta, em jogo amistoso, um combinado dos times locais (Fluminense, Norte Clube e Santarém), ganhando a partida pelo placar de 3 a 1. Apesar da vitória o desempenho da equipe do “Papão” foi considerado fraco (1980).
30 – Ordenação Presbiteral do Padre Irineu Modesto Rebouças, em Fortaleza, por Dom Joaquim José Vieira. Cearense de nascimento, Cônego Irineu Rebouças trabalhou como padre em Santarém em fins do século XIX e início do século XX (1890).


Nenhum comentário:

Postar um comentário