sábado, 7 de julho de 2018

Uma Biblioteca Estudantil para Santarém – 1955


É através dos livros que adquirimos grandes conhecimentos, ilustrando o nosso espírito e aperfeiçoando a nossa educação e instrução.
A biblioteca influi decisivamente no desenvolvimento cultural da população, e é por esse motivo, que nos centros mais cultos, a instalação de uma biblioteca torna-se um imperativo de reafirmações de especial valia para maior desenvolvimento cultural.

Nesta mesma coluna, no número passado deste nosso jornal, focalizamos a necessidade da construção da “Casa do Estudante de Santarém”, e como bem os nossos leitores devem ter analisado, já demos os primeiros passos no sentido de concretizar essa aspiração. Hoje, voltando a analisar outro problema que afeta a classe estudantil santarena, trazemos ao conhecimento dos nossos leitores e colegas, a necessidade de instalarmos nesta cidade uma Biblioteca para os estudantes. Nesse sentido, enviaremos à Assembleia Legislativa do Estado e à Câmara dos Vereadores deste Município, circunstanciado memorial, apelando no sentido de colaborarem com a Associação dos Estudantes, dotando esta entidade com verba suficiente para a realização dessa ideia de tão grande significado para Santarém e o Baixo Amazonas todo, e que certamente, após solucionado, virá contribuir de forma surpreendente para o desenvolvimento cultural de nossa juventude estudantil.
Estamos certos de que, para a concretização dessa iniciativa não faltará a colaboração de todos quanto desejam um futuro cheio de progresso.
Portanto, prezados leitores, mais um problema surge, a criação da Biblioteca Estudantil, e encarando esse assunto com a devida atenção, a Associação dos Estudantes Secundaristas de Santarém está com a máxima boa vontade de levar avante esta ideia, não poupando sacrifícios na grande obra de desenvolvimento cultural de Santarém, da Amazônia e do Brasil.

NOTA: Publicado no Jornal Tribuna Estudantil de 27 de janeiro de 1955.


Nenhum comentário:

Postar um comentário