quinta-feira, 1 de novembro de 2018

O mês de novembro em nossa história regional...



01 de novembro – Ordenação Episcopal de Dom Tadeu Henrique Prost, OFM, em Chicago, Estados Unidos, por Dom Raymond Peter Hillinger, tendo como co-sagrantes: Dom David Francis Hickey, SJ e Dom Glennon Patrick Flavin (1962).
02 de novembro – O padre José Schmid, até então capelão da Colônia São José e construtor da primeira capela da referida colônia, deixa a Prelazia. É substituído por Frei Daniel Budde (1939).
03 de novembro – É solenemente instalada neste dia a Vila de Itaituba, que foi criada com a transferência da paróquia de Santa Ana da povoação de Brasília Legal para a de Itaituba (1857).
04 de novembro – É publicado oficialmente a lista de eleitores da paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Santarém, com 18 eleitores e seus suplentes. A lista era encabeçada pelo rico fazendeiro Miguel António Pinto Guimarães (futuro Barão de Santarém) seguido de outros homens influentes da paróquia (1855).
05 de novembro – O Presidente da Província manda que o Juiz de Paz de Alenquer dê ciência aos membros da extinta Câmara da Vila, que o Conselho do Governo, em sessão do dia 29 de outubro p. p., decidiu não atender à representação do dia 03 de julho por “não haver necessidade de manter a Vila que não tinha pessoal idôneo para os cargos públicos” (1833).
06 de novembro – Nasce em Chicago, Estados Unidos, Dom Tadeu Henrique Prost, OFM. Ele foi um dos quatro primeiros frades da Província Franciscana do Sagrado Coração de Jesus que vieram trabalhar no rio Tapajós em 1943. Em 1962 foi nomeado Bispo Auxiliar de Dom Alberto Gaudêncio Ramos, arcebispo de Belém do Pará (1915).
07 de novembro – Em carta circular para toda a Prelazia, Monsenhor Frederico Benício de Sousa Costa disciplina as “esmolações” das festas religiosas (1904).
08 de novembro – Acontece em Santarém a “Revolta dos Pescadores”. O fato aconteceu por conta da rivalidade existente entre os pescadores locais (ribeirinhos) e pescadores portugueses. Os ribeirinhos acusavam os portugueses que, pela pesca de arrastão, estavam dizimando a fauna aquática e também praticavam uma concorrência desleal. A polícia local ficou do lado dos patrícios portugueses e os ribeirinhos então se revoltaram, cerca de quatrocentos pescadores aprenderam os botes e redes dos pescadores lusitanos e tomaram conta das ruas de Santarém em um protesto que descambou para a desordem pública levando o povo da época a acreditar que se tratava de uma “nova edição” da Cabanagem (1913).
09 de novembro – Monsenhor Frederico Costa inicia sua primeira visita pastoral pelas paróquias de sua Prelazia. São visitadas as paróquias de Óbidos, Oriximiná, Faro e Terra Santa (1904).
10 de novembro – Fundação da Companhia de Fiação e Tecelagem de Juta de Santarém (TECEJUTA). Contudo, a empresa só começaria a construir a fábrica (próxima a atual Feira Agropecuária), somente um ano depois de sua fundação (1951).
11 de novembro – Por meio da Lei Provincial 1278, é criada a paróquia de Santo Antônio de Oriximiná. A cidade havia sido fundada anos antes (1877) pelo Padre Nicolino Sousa, natural de Faro (1886).
12 de novembro – A Câmara Municipal de Santarém pede um auxílio de 120$000 (cento e vinte mil réis) ao governo da Província para que se possa concluir o encanamento da sotéa [sic] do poço municipal (1877).
13 de novembro – Nasce em Muaná, Pará, o Padre Jaime Barbosa Sidônio. Padre Jaime trabalhou na Diocese de Santarém, onde exerceu funções de Reitor do Seminário São Pio X e vigário geral da Diocese (1947).
14 de novembro – Nasce em Manaus, AM, José Agostinho da Fonseca, alfaiate de profissão, músico e poeta. Fundou e dirigiu diversos grupos musicais em Santarém, cidade em que chegou em 1906 e de onde nunca mais sairia, casado com Anna Esteves Dias, foi o patriarca da tradicional família de músicos “Fonseca” de Santarém (1886).
15 de novembro – Falece em Viçosa, Portugal, Francisco Xavier de Mendonça Furtado. Fora Governador do Grão-Pará e Maranhão e Demarcador dos Limites do Tratado de Madri (1750). Após governar toda a Amazônia, foi nomeado Secretário da Marinha e Negócios Ultramarinos do Reino de Portugal. Ele esteve por pelo menos duas vezes em Santarém, uma em 1754 e outra em 1758, quando a elevou à categoria de Vila (1769).
16 de novembro – O jesuíta alemão padre Lourenço Kaulen envia uma carta a D. Maria d’Áustria, rainha-mãe de Portugal, solicitando que a rainha: “se dignasse a permitir aos Padres Alemães que viessem para trabalhar e salvar as almas, que passassem, por exemplo, pelos Rio Tapajós ou Xingu, onde pudessem empregar o nosso zelo” (1753).
17 de novembro – Em ofício dirigido ao Presidente da Província, a Câmara Municipal de Santarém reclamando contra a retirada do médico da Comarca, dr. Antônio Joaquim Gomes do Amaral para a cidade de Breves, em vista de que no município de Santarém também grassava uma epidemia de febres “intermitentes” e que o médico era o único que havia na Comarca a oferecer os seus serviços para alívio do povo (1871).
18 de novembro – Em sua segunda viagem ao rio Cuminá, o Padre José Nicolino, fundador de Oriximiná, descreve um fato interessante acontecido nesta data: “Este lugar ficou chamado Dormitado do Anzol Recobrado, porque pescando-se, uma traíra cortou com os dentes a linha, levou o anzol, porém, lançando-se n’água um outro, foi a mesma puxada e achou-se no ventre o anzol perdido” (1877).
19 de novembro – Encerramento dos trabalhos da Escola Pública feminina da cidade de Monte Alegre, regida pela professora Idalina Augusta de Novaes Farias. Os trabalhos de exames foram presididos pelo presidente da Câmara Municipal, Diogo Peres. Ao encerramento da “festa” foi servido um copo de água aos presentes (1885).
20 de novembro – Após Dom Anselmo deixar Santarém para assumir como Bispo de Campina Grande, na Paraíba, Frei Domingos Hermanns, OFM é nomeado Vigário Capitular por Vacância da Prelazia de Santarém (1949).
21 de novembro – Em sua segunda viagem ao rio Cuminá, o Padre José Nicolino assim descreve este dia: “À hora do costume pusemo-nos em marcha, atravessamos o vasto e pitoresco plano, depois subimos duas serras d’altura média, descemos a um córrego com poços com água, e aí pernoitamos e chamamos este lugar — Dormitório do Porco, por se ter aí morto dois destes animais”. Muitos dos nomes dados pelo padre Nicolino aos lugares que visitou ainda continuam em uso, outros foram trocados ao longo do tempo (1877).
22 de novembro – Deixa a localidade de Aveiro “que tem vigário e juiz vintenário” a expedição de Abertura de comunicação comercial entre o distrito de Cuiabá e a cidade do Pará. Vejamos o diário deste dia: “Seguimos viagem no dia 22 as 9 e meia da manhã, e fizemos pouso às 5 da tarde defronte da vila de S. José de Pinhel, a qual pela excessiva largura do rio se não divisa distintamente” (1812).
23 de novembro – Com a presença do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Lourenço Baldisseri e de outros Bispos do Pará e do Amazonas, o Círio de Nossa Senhora da Conceição sai, pela primeira vez da Igreja do Santíssimo Sacramento. Foi também o Círio mais rápido dos últimos anos, realizando o trajeto em apenas 2 horas e 45 minutos (2003).
24 de novembro – Em correspondência dirigida ao Presidente da Província, o juiz interino da Comarca de Santarém, Belarmino Pereira de Oliveira, informa que, após instalar processo contra os juízes de paz de Boim e Itaituba, foi o primeiro absolvido e o segundo pronunciado incurso nas penas do artigo 154 do código penal do Império (1876).
25 de novembro – Chega a Alter do Chão, a expedição de Abertura de comunicação comercial entre o distrito de Cuiabá e a cidade do Pará. Vejamos o que os capitães Miguel João de Castro e Antonio Thomé de França anotaram em seu diário: “Às 3 da tarde chegamos à vila de Alter do Chão, situada ao lado direito em uma grande enseada. Ali paramos o resto do dia e pousamos. Esta vila assim como as que já ficam nomeadas (Santa Cruz, Aveiro, Pinhel e Boim) são pequenas povoações de 400 a 500 almas. As casas todas e as mesmas igrejas são cobertas de palha. Os moradores são pela maior parte índios, dos quais mui poucos sabem a língua portuguesa, usando todos, e até as mesmas pessoas brancas que entre eles moram, do idioma a que chamam língua geral” (1812).
26 de novembro – Dom Lino Vombömmel cria a paróquia de São Francisco de Assis, no bairro do Caranazal, e nomeia como primeiro pároco o Padre Raimundo Vieira dos Santos, natural de Belterra. Antes a comunidade era administrada pelos franciscanos (1994).
27 de novembro – O Papa João Paulo II aceita a renúncia de Dom Tiago Ryan ao governo pastoral da Diocese. No mesmo dia Dom Lino Vombömmel, torna-se o segundo Bispo Diocesano de Santarém (1985).
28 de novembro – O Governador do Grão-Pará, Martinho de Sousa e Albuquerque escreve uma carta ao vigário da vila e paróquia de Arraiolos (hoje pertencente à paróquia de Almeirim), Frei Manuel de Jesus Gonçalves, desejando que o mesmo “aumente e conserve” a população da dita vila, bem como promova a reconstrução da Igreja Paroquial (1787).
29 de novembro – Em Fordlândia, os trabalhadores recém-chegados no vapor “Ajudante”, muitos dos quais haviam participado do levante do dia 18 de novembro, ensaiam nova tentativa de greve por conta do horário de trabalho. O novo levante dos trabalhadores não foi levado adiante por conta da intervenção do sargento Alcides Pampolha (1928).
30 de novembro – O engenheiro francês Henri Coudreau, encarregado pelo governador Lauro Sodré de realizar uma missão científica subindo o rio Tapajós, alcança o rio São Manuel. É dele a seguinte descrição: “E sob essas nuvens baixas, que se dispõe qual pórtico por sobre o São Manuel, entramos neste grande rio, que nada parece ficar devendo, quer em largura, quer em volume, a seu irmão gêmeo, Alto Tapajós” (1895).

Nenhum comentário:

Postar um comentário