terça-feira, 4 de junho de 2019

Sete notícias de outros meses de junho...

1872 – Por portaria da Presidência da Província do Pará, de 07 de junho, ouvida a proposta do Conselho de Instrução Pública, foram criadas as escolas de ensino primário do sexo feminino nas freguesias de: Almeirim, Boim, Aveiros, Alter do Chão e Juruty.

1918 – No dia 11 de junho, aproveitando as comemorações em memória da Batalha Naval de Riachuelo, o capitão de fragata Mello Pina, Capitão dos Portos do Pará, faz a inauguração da Delegacia da Capitania dos Portos em Santarém.

1935 – No dia 08 de junho a cidade de Santarém vê nascer um novo jornal impresso, denominado “O MOMENTO”, semanário independente, político e noticioso (vide foto abaixo), que veio à luz sob a direção de Augusto Montenegro. As oficinas do “O Momento” ficavam na Rua João Pessoa, 12 (atual Lameira Bitencourt).


1937 – Realiza-se, na tarde do dia 06 de junho, um quadrangular esportivo no estádio do Colégio São Francisco (depois Estádio Elinaldo Barbosa). O primeiro jogo foi entre “Club Mariano” e “União Commercial Sport Club”, ganhando o Mariano por 1X0, sendo árbitro da partida o sr. Manoel Maria Gentil. O segundo jogo aconteceu entre “São Francisco Sport Club” e “Independência Sport Club”, saindo vencedor o São Francisco por 4X0, tendo como árbitro o sr. Alberico Nóvoa. Por fim, jogaram “São Francisco Sport Club” e “Club Mariano”, ganhando o São Francisco por 2X0, sendo árbitro da partida o sr. Manoel Maria Gentil.

1949 – Em sessão cívica no Theatro Victoria, em Santarém, é comemorado, a 02 de junho, o aniversário de nascimento de Magalhães Barata. A sessão foi presidida por Ismael de Araújo, tendo ao seu lado, na mesa, o prefeito de Santarém Aderbal Corrêa (que também foi homenageado) e o vice-prefeito Pedro Gentil. Usaram da palavra, fazendo homenagem a Barata, a senhorita Joana Monteiro e os senhores José Gondim e Elias Ribeiro Pinto, estes dois últimos, destacados elementos do PSD local.

1951 – O prefeito de Santarém, Santino Sirotheau Corrêa, com a coadjuvação do sr. Waldemar Tapajós, gerente local do Banco do Brasil, anunciam o projeto de implantação de 200 aparelhos e linhas telefônicas na cidade de Santarém.

1972 – No dia 09 de junho, é inaugurado na Faculdade Fluminense de Veterinária, um busto em homenagem ao cientista santareno, dr. Américo de Souza Braga, por ocasião da passagem do 25º aniversário de seu falecimento. 

NOTAS:
1872 – Jornal do Pará de 07 de julho.
1918 – Jornal Estado do Pará de 23 de maio.
1935 – Jornal O Momento de 08 de junho.
1937 – Jornal O Sigma de 17 de junho.
1949 – Jornal de Santarém de 11 de junho.
1951 – Jornal de Santarém de 23 de junho.
1972 – Jornal de Santarém de 10 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário