quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Um festival musical do “Jazz Olympia” em Santarém


Foi uma bela serata a levada a efeito em a noite de 4 de agosto corrente, no salão do Olympia.
Às 8 e meia em ponto assomou ao tablado improvisado no salão de projeções, o sr. Tavares Rodrigues que pronunciou palavras de justificativa, de agradecimento e de escusas: de justificativa dizendo da conveniência de amparar a ideia de da organização do Jazz, porque Santarém que já possuiu várias agremiações recreativas, é hoje uma cidade morta, onde não temos com que recrear o espírito, seja por meio de festas literárias, dançantes ou esportivas, seja pela manifestação da sublime arte de Carlos Gomes; de agradecimentos ao público pelo bom acolhimento dado ao Festival e à empresa do Olympia pela manifesta boa vontade com que auxiliou a comissão cedendo-lhe o salão e o “film”; de escusas pela modificação que teve de sofrer o programa, em virtude do embarque da senhorinha Astréa Buarque de Lima para Belém e da repentina doença do menino Ruy Barata.

Fez um apelo ao diretor do Jazz para que compreenda que este deve ser considerado um patrimônio de Santarém, não devendo, por isso, ser daqui deslocado.
Executou o Jazz Band o fox-trot “Beside a gardem wall”, depois do que deu-se início á primeira parte do programa, servindo de “cabaretier”, o sr. Tavares Rodrigues que ia anunciando cada número, pela seguinte ordem:
1º. A ÚLTIMA CONFIDÊNCIA – de Guilherme de Almeida – pela senhorinha Nair Macedo.
2º. IN EXTREMIS – de Olavo Bilac – pelo sr. Gustavo Sirotheau.
3º. SUÍTE – fox-trot – ao violão pelo sr. João Fona.
4º. MEU RELÓGIO – de Violeta Branca – pela senhorita Antonieta Teixeira.
5º. QUANDO A MORTE É TRISTE – de Alceu Wamosy – pelo sr. Gustavo Sirotheau.
6º. AMOR PAGÃO – valsa cantada pelo sr. João Fona, com acompanhamento.
7º. SCEPTICO – de Roberto Gil – pelo jovem Osman Bentes.
8º. IDEALIZANDO A MORTE – de Alceu Wamosy – pelo sr. Apolônio Fona.
9º. SABIÁ – canção sertaneja – pelo sr. Arlindo Costa.
Todos os números foram grandemente aplaudidos, tendo sido bisado o “Sabiá”.
Encerrou-se a primeira parte com a execução, pela orquestra, do fox-trot “Belived to you”, seguindo-se a segunda parte que constou da exibição do empolgante film “Quarto Poder”.

NOTA: Texto extraído do jornal “A Cidade”, de 09 de agosto de 1930.

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