sábado, 31 de outubro de 2015

Isto foi notícia: A Valsa "Gurupatuba" (Monte Alegre) - 1886

No ano de 1886 a cidade de Monte Alegre hospedava o professor de música Leodomiro da Costa Rodrigues. Este professor da arte musical era pianista e compositor. Agradecido pela hospitalidade “pinta-cuia”, o mesmo compôs uma valsa denominada “Gurupatuba”, oferecendo-a ao povo de Monte Alegre, conforme se pode ver em notícia publicada no jornal daquele município:

Não posso sobremaneira furtar-me ao dever de manifestar aos dignos senhores habitantes desta cidade os mais expressivos agradecimentos por suas amizades que me tem dispensado.
Por tão imerecido apreço, em retribuição, animo-me a oferecer-lhes a valsa Gurupatuba, a qual não sendo obra da inteligência e sim do trabalho, espero seja aceita como meu fiel sinal de gratidão”.


                Antes da vinda do professor Leodomiro a Monte Alegre, já existia uma banda que animava as comemorações cívicas e religiosas ao comanda do Tenente João Francisco Catete. Professor Leodomiro chegou a Monte Alegre em fins do ano de 1885 e no ano seguinte já dirigia uma pequena orquestra, que inclusive animava as apresentações de um Circo que se apresentava em Monte Alegre que apresentava um variado espetáculo. Ele também ensinava peças religiosas para os corais das igrejas de Monte Alegre, Prainha e Santarém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário