quarta-feira, 1 de agosto de 2018

O mês de agosto em nossa história regional...



01 de agosto – Tem início em Santarém uma Santa Missão Popular, cujos pregadores foram Frei Marco Pierk, OFM e Frei Cornélio Arndt, OFM, de Penedo, AL. O evento se prolongou até o dia 12 desse mesmo mês na atual Praça Rodrigues dos Santos (1951).
02 de agosto – Deixa a Vila de Aveiro com destino ao rio Cupari, o naturalista britânico Henry Walter Bates que, segundo suas próprias palavras: “havia a possibilidade de que eu ficasse conhecendo esse nobre povo indígena nas margens do Cupari, já que um bando deles se acha estabelecido nas cabeceiras desse rio”. O povo a que se referia o naturalista eram os indígenas mundurucus (1852).
03 de agosto – O Capitão Eutropio de Souza, Delegado de Polícia do Município de Santarém, estabelece multas (de 50 a 200 cruzeiros) por menor infrator encontrado em “vadiagens” ou frequentando bares e casas proibidas para menores. A multa pesaria no “bolso” dos pais (1949).
04 de agosto – Dom Lino Vombommel cria a paróquia de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro e nomeia como primeiro pároco o Padre Edilberto Moura Sena (2001).
05 de agosto – Falece em Belém o Padre João Felipe Bettendorff, fundador de Santarém. Fora superior das Missões na Amazônia em dois períodos: de 1669 a 1674 e de 1690 a 1693. Entre diversas Cartas (maioria em latim) e Catecismos (na língua geral e dos índios), escreveu a “Crônica dos Padres da Companhia de Jesus no Estado do Maranhão”, considerada uma das melhores obras sobre a Amazônia no século XVII. Foi sepultado na Igreja de São Francisco Xavier, ao lado do Colégio Santo Alexandre (1698).
06 de agosto – Falece em Santarém o Padre Raimundo Antônio Fernandes. É sepultado no Cemitério de Nossa Senhora dos Mártires. Ele foi o padre que mais tempo passou à frente da Paróquia (40 anos) e em seu lugar, assume a paróquia, de maneira interina, o seu irmão, Padre João Antônio Fernandes (1864).
07 de agosto – A Câmara Municipal de Santarém autoriza o responsável do Curro Público a adquirir achas de acapu para construção de um chiqueiro para acomodar os porcos apreendidos soltos pelas ruas da cidade. Os animais cujos donos não pagassem as multas cobradas eram mortos e vendidos à população (1855).
08 de agosto – O Diretor da Repartição de Obras Públicas, Terras e Colonização do Estado do Pará, Henrique Américo Santa Rosa, publica as “Instruções” destinadas à Comissão Responsável pela abertura de estrada de Alenquer aos Campos Gerais da Guiana (1892).
09 de agosto – Encerramento da primeira “Semana das Vocações da Prelazia de Santarém”, que havia sido iniciada no dia 05 do mesmo mês. Dom Floriano convocou este evento em vista de animar não somente os jovens para a vocação sacerdotal, mas também de promover a solidariedade dos fiéis para a construção do Seminário São Pio X (1954).
10 de agosto – O Bispo do Pará, Dom Antônio de Macedo Costa, pede ao Ministro da Fazenda do Império, a isenção das taxas de alfandega para diversos objetos religiosos comprados na França, entre os quais, um sacrário para a Paróquia de Santa Anna, em Óbidos (1863).
11 de agosto – O desembargador Augusto Borborema, membro do Tribunal Superior de Justiça do Pará, elogia a atitude da fundação da Biblioteca Municipal de Santarém, feita pelo prefeito Ildefonso Almeida e se compromete em doar livros para enriquecer o acervo literário da mesma (1931).
12 de agosto – Encerramento, na Praça Dr. Waldomiro Rodrigues dos Santos, das Santas Missões Populares, realizada em Santarém. Os pregadores deste evento foram os frades Frei Marco Pierk, OFM e Frei Cornélio Arndt, OFM, de Penedo, AL (1951).
13 de agosto – Um grupo de cabanos invade novamente e assalta o arsenal de armas. Foi a segunda tentativa cabana de invadir a Vila de Tapajós. A comando do Juiz de Direito Interino da Vila, contando com o apoio de boa parte da população fiel à legalidade, a tentativa foi dispersada e os principais líderes foram presos e enviados para a Fortaleza de Macapá (1834).
14 de agosto – Santarém recebe o Núncio Apostólico Dom Carmine Rocco, que, em visita oficial à Diocese, veio presidir a Ordenação Episcopal de Dom Lino Vombommel, que aconteceria no dia seguinte, na Praça de São Sebastião. Foi o quinto representante papal a pisar em terras tapajônicas (1981).
15 de agosto – Lançamento da pedra fundamental da nova Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, atual Matriz paroquial, na Vila de Curuai, no Lago Grande. A cerimônia foi presidida solenemente pelo Bispo Prelado, Dom Tiago Ryan. (1960).
16 de agosto – Falece o Coronel Miguel Antônio Pinto Guimarães, o Barão de Santarém, sendo sepultado no cemitério Nossa Senhora dos Mártires. (Nota: Alguns autores dão a data de 15 de agosto como de seu falecimento). Foi o barão, um dos políticos mais atuantes em Santarém no período imperial, firmando-se como chefe do partido conservador local (1882).
17 de agosto – Chega a Santarém Frei Ambrosio Philipsenburg, OFM. Veio em companhia do Provincial Frei Eduardo Herberhold, OFM, que estava de passagem em Santarém para uma visita canônica. Frei Ambrósio, pelo seu trabalho missionário com a juventude (principalmente na área da educação) recebeu o posterior título de “Apóstolo da Juventude Santarena” (1917).
18 de agosto – É realizada a “eleição” para a escolha dos “eleitores” aptos a representar a “Comarca” na Província do Pará. Assim foram eleitos 27 de Santarém, 10 de Vila Franca, 5 de Alenquer, 3 de Alter do Chão, 5 de Aveiros, 3 de Boim e 8 de Itaituba, num total de 61 eleitores. Todos do Partido Conservador (1872).
19 de agosto – O comerciante santareno José Caetano Corrêa, recebe o título de “Barão do Tapajós”. Membro do Partido Conservador, foi presidente da Câmara Municipal por três vezes (no século XIX) e Intendente Municipal (o equivalente a “Prefeito”) de 21 de março de 1890 até 15 de novembro de 1894 (já na época da República), quando deu às costas ao Imperador e abraçou firmemente a causa republicana (1888).
20 de agosto – Com a presença do governador do Estado do Pará, Aloysio da Costa Chaves, é inaugurada, na cidade de Óbidos, a Escola de Primeiro Grau Dr. Raimundo da Costa Chaves, disponibilizando 08 novas salas de aula para a educação das crianças e jovens obidenses (1977).
21 de agosto – Nasce, nos Estados Unidos da América, o frade franciscano Frei Raimundo Crone, OFM, que foi missionário em diversas comunidades da região do rio Tapajós (1922).
22 de agosto – Com os ânimos alterados, por conta do alinhamento do Brasil contra o “Eixo” durante a Segunda Guerra Mundial, alguns populares promovem o apedrejamento das residências dos alemães que residiam na cidade de Santarém (1942).
23 de agosto – O Papa João XXIII designa Frei Tadeu Prost, OFM, como Bispo Titular de Fronta e Auxiliar do Arcebispo de Belém. Frei Tadeu foi um dos primeiros frades americanos a chegarem a Santarém, em 1943 sendo designado para trabalhar em Alter do Chão e Belterra (1962).
24 de agosto – Chegada em Santarém, do destacamento precursor do recém-criado 8º Batalhão de Engenharia de Construção – 8º BEC, com o objetivo de implantar as obras de construção da rodovia Santarém-Cuiabá ou BR 163 (1970).
25 de agosto – Em peregrinação pelo Brasil, chega a Santarém a Imagem de Nossa Senhora Aparecida, conduzida pelo Bispo Coadjutor de Aparecida, SP, Dom Antônio Macedo. A acolhida é realizada na Pró-Catedral de São Raimundo Nonato (1966).
26 de agosto – Circula em Santarém com um “Número Único” e 04 páginas, o jornal A VOZ DO POVO que era uma homenagem de membros da elite santarena ao Doutor Lauro Sodré, que foi governador do Estado do Pará (1911).
27 de agosto – Durante o enterro do jovem Vladimir Galúcio dos Reis Júnior, é realizado um grande protesto contra a insegurança e a violência na cidade. Vladimir fora assassinado nas imediações de um terreno baldio, então de propriedade do 8º BEC, na rua Turiano Meira (1994).
28 de agosto – Encerramento da primeira Assembleia Urbana da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Almeirim, com o tema “Multidões te esperam, Senhor!” e o lema “Acertar passo e direção!” (2005).
29 de agosto – Realiza-se na antiga sede do Veterano Esporte Clube, o maior “Desfile de Moda” até então visto em Santarém. A grande ganhadora do concurso foi a senhorita Maria de Jesus Brito, representante da “Casa Graciosa” (1964).
30 de agosto – Em carta dirigida ao chefe de Polícia do Estado do Pará, o dr. Abel Chermont, denuncia os saques e roubos ocorridos em Óbidos durante o levante constitucionalista ocorrido naquela cidade (1932).
31 de agosto – É inaugurada, por meio de uma Benção Solene, a nova igreja de São Raimundo Nonato, padroeiro do Bairro da Aldeia. A construção substituiu a antiga Capela de São Raimundo, de onde, por alguns anos antes, chegou a sair, por três vezes, o Círio de Nossa Senhora da Conceição (1941).

Nenhum comentário:

Postar um comentário