quarta-feira, 1 de agosto de 2018

O naufrágio de Dom Tiago Ryan em frente à Vila de Boim – 1966


Na edição de nosso jornal, na semana passada, citamos a frase de Dom Tiago Ryan considerando o rio Tapajós “o mais belo do mundo”. Pois, exatamente quando nossas impressoras gravavam a nota, o nosso benquisto Bispo, seu irmão que ora visita a Amazônia, John Ryan, e frei Frederico, escapavam milagrosamente de morrer nesse mesmo rio. Aconteceu dia 13 de outubro, quinta-feira, no canal, um pouco acima de Boim, quando a pequena “voadeira” de alumínio se dirigia velozmente para o lugar “Maloquinha”, onde os franciscanos têm Missão. 

A pequena embarcação, em meio às revoltas ondas do rio, agitadas por fortíssimo vento, veio a naufragar. Os viajantes, que não sabem nadar, seguraram-se a latas vazias, ficando muito tempo ao sabor das furiosas ondas do rio. Umas crianças avistaram os náufragos de longe e levaram uma canoa para os recolher. Foi um verdadeiro milagre a salvação dos três, e este jornal, registrando o acontecimento, agradece a Deus a grande graça alcançada, para continuarmos a ter em nosso convívio tão estimados sacerdotes.

NOTA: Publicado no Jornal de Santarém de 22 de outubro de 1966. Uma observação pessoal: Dom Tiago pessoalmente me contou sobre esse naufrágio diversas vezes em momentos de convívio pessoal. Na verdade, a “voadeira” não afundou no rio, ela era flutuante, mas como emborcou não conseguiram desemborcá-la por conta das fortes ondas. Esta embarcação ainda existe, hoje está na posse do amigo Ivair Chaves, a quem me deu a graça de poder vê-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário