sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Artigo: O início da paróquia de Santo Antônio de Belterra


Pe. Sidney Augusto Canto

Apesar de Belterra datar de 1934, somente em 1939 foi construída a PRIMEIRA CAPELA dentro das “Plantações Ford”. Trata-se da Capela de São José, na Estrada Oito. Um ano depois, em 1940, foi construída a Capela de Santa Luzia, na “Estrada 129”. Até então Belterra era atendida esporadicamente pelos padres franciscanos alemães.

Com a chegada dos frades norte-americanos em Santarém, no dia 25 de junho de 1943, (Frei Tiago Ryan, Frei Tadeu Prost, Frei Junípero Freitag e Frei Severino Nelles). Uma nova era iniciava para a Igreja de Belterra. Já no dia 03 de julho do mesmo ano seguem para Belterra no barco motor “Dioclésio”: Frei Junípero Freitag e Frei Tadeu Prost. Estes dois foram os PRIMEIROS frades a cuidarem de Belterra.


No entanto, eles não ficaram em Belterra. Naquela época, Belterra era parte da Paróquia de Nossa Senhora da Saúde, com sede em Alter do Chão, que havia sido criada em 1758, pelo Governador Francisco Xavier de Mendonça Furtado. Logo de imediato os dois frades começaram a conversar para conseguirem um terreno para a construção de uma “Residência”. A Companhia Ford lhes cedeu um terreno nas margens da Estrada 01. E ainda naquele ano, em 11 de novembro, foi feito o lançamento da “Pedra Fundamental” da residência franciscana de Santo Antônio de Belterra, uma casa em madeira, de dois pavimentos, que já não existe mais nos dias de hoje.

A construção da PRIMEIRA Igreja Matriz de Santo Antônio, iniciou somente no ano seguinte, em 1944. Foi solenemente inaugurada no dia 13 de junho de 1945. Também foi construída em madeira e não existe mais nos dias de hoje. Entrementes os frades iniciaram também a construção da Capela de Nossa Senhora das Graças, na Estrada 10, inaugurada em 1947. Estava assim, configurada as comunidades católicas que comporiam a sede do atual município de Belterra.

Contudo, apesar dos trabalhos estarem concentrados nas estradas e vilas da “Plantação”, a SEDE PAROQUIAL era ainda a Vila de Alter do Chão, que em idos de 1943, quando da chegada dos frades americanos era pouco povoada. Aliás, logo após a chegada dos frades, foi proibido o “Sairé”, feito por ocasião das festas religiosas da sede. Isso gerou descontentamento do povo que acabou contribuindo ainda mais para a efetivação da transferência da sede paroquial.

Historicamente, Belterra não foi “criada” paróquia logo com a chegada dos frades, como pensam alguns. Aconteceu que Dom Floriano, atendendo ao pedido dos franciscanos do “Tapajós”, suprimiu a paróquia de Nossa Senhora da Saúde e transferiu a sede da paróquia de Alter do Chão para Belterra, mudando-lhe inclusive o padroeiro. A transferência da sede aconteceu em 16 de abril de 1953.

Conforme consta nos dados da Curia Diocesana, a configuração da Paróquia em 1953, quando a mesma foi instalada em Belterra era a seguinte:

Além da Matriz das três Capelas da “SEDE”, os frades atendiam as Capelas de: Alter do Chão, antiga sede paroquial; Pindobal; Sumaúma (hoje Porto Novo); Aramanaí; Jaguarari; Piquiatuba; Tauari, Pau-Rosa, Marai, Miritituba, Colônia S. José, Colônia Fé em Deus, Prata, Genipapo e Andirobalzinho, num total de 19 “centros de catequese” existentes no início da história paroquial. Para atender estas 19 comunidades havia na “Residência” em 1953, cinco frades sacerdotes e um irmão leigo, que assumia as funções de sacristão da Matriz, onde todos os dias havia celebração da Eucaristia.

ESTATÍSTICAS EM 1953
Comunhões                         22.220                      
Primeiras Comunhões     232
Confissões                           18.240                      
Visitas aos doentes           920
Pregações                             560                
Batizados                             351
Casamentos                        87                  
Crismas                                310

ASSOCIAÇÕES LEIGAS DA PARÓQUIA EM 1953
Apostolado da Oração com                               717 associados.
Congregação Mariana dos Moços com          282 associados.
Pia União das Filhas de Maria com                95 associadas.
Cruzada Eucarística com                                   661 associados.

Assim se referia, o cronista da Prelazia ao escrever o “Livro do Cinquentenário”, no ano de 1953, quando a sede da Paróquia passou a ser em Belterra:

Sempre maior incremento estão tomando, em Belterra, as obras sociais. A paróquia mantém 3 bibliotecas, pequenas ainda, nas Estradas 1, 6 e 8, com um total de ais de 1.200 volumes. Para festas paroquiais, reuniões sociais, etc., serve um salão, a “Casa São Francisco”, possuindo um grande palco com instalação de alto-falante, toca-disco e microfone. Nas estradas 6 e 8 existem barracões apropriados para exercer o papel de salões de reunião. O movimento esportivo entre os jovens é bem animado e fomentado pelos Sacerdotes. Para os Marianos doentes há uma “Caixa de Socorro”, mantida pelos próprios Marianos. Muito útil se tem mostrada a “Cooperativa das Primeiras Necessidades”, dirigida pelos Padres Franciscanos. Um pequeno posto de remédios garante aos enfermos, especialmente aos do interior da paróquia, remédios e auxílio gratuitamente.

Na mesma época, a paróquia possuía três bibliotecas que dispunham de um acervo de 1.200 livros para consulta. Assim, neste ano de 2018, a paróquia que comemora 75 anos da chegada dos frades americanos e 60 anos de sede paroquial pode sentar e avaliar os frutos que já existem e planejar a colheita dos frutos que ainda podem vir no futuro.

NOTA: Originalmente, este artigo foi escrito, a pedido do padre Auricélio Paulino, para ser publicado no programa da Festa de Santo Antônio de 2013.


Um comentário:

  1. Parabéns,esta matéria sobre a nossa paróquia e de suma importância para as futuras gerações.

    ResponderExcluir