quinta-feira, 4 de outubro de 2018

A chegada dos franciscanos norte-americanos – 1943


Após terem viajado dos Estados Unidos da América por via aérea até a “Port of Spain”, chegaram à nossa cidade na noite de 25 de julho do corrente, no vapor americano “Colonel Moss” os quatro religiosos norte-americanos, cuja vinda já há muito tínhamos anunciado e vinha despertando o máximo interesse dos católicos santarenenses e de Belterra.

Os devotados filhos de São Francisco que, em tão boa hora, o nosso dedicado Prelado, Mons. Anselmo Pietrulla, conseguiu viessem para a linda Amazônia a fim de, na nossa vasta Prelazia, trabalharem em prol da Igreja Católica e pela salvação das almas são: Frei Júnipero Freitag, Frei Severino Nelles, Frei Conletho Ryan (Tiago) e Frei Taddeus Prosst, se acham bem dispostos e muito encantados com a nossa Santarém.
Ao que sabemos, dois dos sacerdotes recém-chegados irão residir em Belterra brevemente, os outros dois estão indicados para a vinha do Senhor em Fordlândia.
Esta folha sente-se muito satisfeita em fazer este registro e cumprimentando os quatro jovens franciscanos, deseja-lhes feliz estadia na Terra de Santa Cruz.

NOTA: Publicado no jornal O Mariano de 29 de julho de 1943.

Nenhum comentário:

Postar um comentário