segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

O Segundo Seminário para prefeitos do Baixo Amazonas – 1979


Objetivando intensificar a articulação da administração municipal  com outras esferas de Governo a Secretaria de Planejamento do Estado (SEPLAN) promoveu em Santarém o 2º Seminário de Prefeitos para a Região do Baixo Amazonas, Tapajós e Xingu. Estiveram presentes os Prefeitos de Santarém, Antônio Guerreiro; de Itaituba, Altamiro Silva; de Óbidos, José Carlos Ferrari; de Alenquer, Edson Macedo; de Oriximiná Raimundo de Oliveira; de Monte Alegre, Antônio Carlos Nunes; de Juruti, Antônio A. Coelho, de Aveiro, Adamor Santos e de Sen. José Porfirio, Francisco Merencio Filho.

Dos Prefeitos convidados não compareceram apenas os dos municípios de Altamira e de Almerim. Durante as exposições e estudos de grupos de trabalhos foram abordados assuntos ligados a Noções de Planejamento Integrado, Administração e Finanças Municipais, Crimes de Responsabilidades dos Prefeitos. Dia 18, foi apresentado pelo secretário de Planejamento, Fernando Coutinho Jorge – As Diretrizes do Governo Estadual para o Quadriênio 79/82 e os programas para a Região do Baixo Amazonas e Tapajós. O Seminário que teve início no dia 16, foi realizado no Centro de Treinamento de Recursos Humanos, localizado na Av. Curua-Una tendo como órgão executivo a SEPLAN-PA, através de uma equipe de técnicos coordenada por Marcelo Benjamin e composta por Luiz Favaron, Liberato Diniz, Adalberto Guimarães Neto, Ariberto Venturini, Frederico Monteiro.
Dia 18, o 2º Seminário de Prefeitos foi encerrado com a presença do Governador do Estado, Alacid Nunes, que veio a Santarém, especialmente para o encerramento do encontro. Às 12:30, após um almoço o Governador e sua comitiva composta pelo Secretário de Planejamento, pelo deputado Everaldo Martins, agradeceram a colaboração dos Prefeitos. Durante seu discurso de encerramento Alacid Nunes ratificou sua política de desenvolvimento, prioritariamente voltada para o interior, assumindo com gestores esse compromisso em troca de outros de parte deles: o de desenvolver todo esforço de cada administração municipal voltada para o bem-estar social do povo, de maneira sincera e honesta. Em seguida o Governador e os demais participantes foram saudados pelo prefeito Antônio Guerreiro e pelo Prefeito Edson Macedo, de Alenquer. Encerrando o 2º Seminário de Prefeitos, foi imediatamente aberto o Seminário de Técnicas Legislativas para Vereadores com duração de dois dias, presentes 31 edis de vários municípios.

NOTA: Publicado no Jornal do Baixo Amazonas, de 21 de abril de 1979.

Nenhum comentário:

Postar um comentário