domingo, 3 de dezembro de 2017

O encerramento do Primeiro Congresso Eucarístico de Santarém – 1960


Para quantos assistiram a magnífica noite de encerramento do Congresso constituiu certamente um dos mais belos e impressionantes espetáculos de Fé, jamais vistos, quer pela quantidade de pessoas reunidas, calculadamente 40.000, quer pelo entusiasmo, quer pelo ineditismo do espetáculo.


Foi rigorosa a ordem observada na Procissão Eucarística, e foi sempre orientada pelos serviços de auto-falantes dispostos em todo o percurso da procissão, e pelos rádios que retransmitiam as cerimônias. Com essa iniciativa o povo todo cantava e rezava as mesmas orações em conjunto.

Foi de admirar a muita gente o número de associações religiosas e o número elevado de associados presentes, ganhando o Apostolado da Oração que, além da confraria de Santarém, tinha ainda muitas outras representações, destacando-se entre elas a do Arapixuna, pelo número elevado com que se fez presente. Logo após vinham as Congregações Marianas, bastante numerosas, com representações de todas as cidades do Baixo Amazonas. As demais confrarias estiveram presentes no belo desfile eucarístico.
As bandeiras das Associações Religiosas formaram bonito fundo para o Altar Monumento, com sua variedade de cores.
Emoção – Surpresa – Alegria – Explosão de Fé Católica.
Tudo isso juntou-se no instante em que penetrou na Praça do Congresso o cortejo que trazia o Santíssimo, quando um mar de braços ergue-se para saudar o Rei dos reis. Véus, lenços, bandeirinhas, mãos, tudo se agitava no ar, verdadeiro mar de mãos erguia-se para o céu. A Usina apitava, rufavam os tambores, vivas, cantos, lágrimas, risos, tudo isso juntou-se na noite de 18 de dezembro para saudar a Jesus Eucaristia, constituindo o mais belo e emocionante espetáculo por nós visto.
O próprio Arcebispo, Dom Alberto Ramos, declarou já ter presenciado vários Congressos, regionais, estaduais, nacionais, internacionais, e nunca tinha visto tanta vibração como no nosso 1º Congresso Eucarístico, o que, aliás, foi afirmado anteriormente, pelo sr. Prefeito, em sua oração de saudação, no dia da chegada de sua Exa. Referiu-se ainda Dom Alberto ao belo espetáculo que foi a comunhão de 7.000 homens na noite de 17 para 18. Homens cantando, rezando contritos, curvando-se ao Senhor dos céus e da terra escondido num pedacinho de pão, para alimentar as nossas almas. Com exceção da noite de encerramento, foi a mais bela das noites. Encerrando o Congresso, falou Dom Tiago Ryan que, emocionado, disse ser o santareno o melhor povo do mundo, no que foi longamente aplaudido. Agradeceu a todos os que cooperaram para o bom êxito do nosso Congresso. Com simples e bela oração, encerrou Dom Tiago o nosso 1º Congresso Eucarístico que, no seu dizer, superou tudo que se esperava. Terminava assim essa quadra feliz, deixando saudade no coração de todos. Muitos foram os bons resultados do nosso Congresso. Muitas pessoas que estavam afastadas da Igreja voltaram a reconciliar-se, confessando e comungando. Graças demos ao nosso bom Deus pelas graças derramadas sobre nossa cidade que, de Pérola do Tapajós, transformou-se em Custódia da Amazônia.

NOTA: Publicado no Jornal de Santarém de 24 de dezembro de 1960. Ilustra esse texto, além da foto da grande Procissão Eucarística, a publicação das palavras de Dom Alberto Ramos, também publicadas no mesmo jornal.


Um comentário: