quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Salve Nossa Senhora da Conceição – Padroeira de Santarém

Por Padre Manuel Rebouças Albuquerque

Ó Virgem da Conceição, rainha querida de Santarém, a fidelidade do teu povo mais uma vez se vem prostar diante dos teus altares, para mais uma vez realizar a profecia duas vezes milenar que pronunciastes no teu cântico do “MAGNIFICAT”, declarando que todas as gerações do Universo te haviam de proclamar a “MULHER BENDITA”. Com que júbilo de alma e com que titilar feliz de coração, nós, Católicos, vemos regressar, no cronometro dos anos, mais uma ocasião de te venerarmos, cultuando teu filho Jesus, porque não pode agradar a Jesus quem não tem alma e coração para amar sua Mãe Santíssima.


A nossa Matriz, como se fosse o coração de todos nós mudado em templo, engalana-se de flores, harmoniza-se de cânticos, doura-se de luz, enternecendo-se de piedade filial, unicamente para te dizer o seu amor, porque, no aniversário de nossa mãe todo o filho é um grande coração cheio de amor, é uma orquestra divina toda cheia de sinfonias de ternura.
Recebe, ó Mãe querida, a homenagem dos nossos cânticos, das nossas luzes, das nossas flores, das nossas vozes, das nossas preces, e derrama sobre nós, sobre a nossa terra e sobre as nossas famílias, a abundância das tuas graças maternas. Abençoa as nossas autoridades civis e eclesiásticas; abençoa as mães e os pais, os filhos e os velhinhos; orienta os nossos professores, enche de entusiasmo os alunos; dulcifica os sofrimentos dos pobres, fraterniza de amor cristão os operários tantas vezes ludibriados por uma demagogia funesta; pacifica a pena dos que manejam a Imprensa, para que a Imprensa seja um elo de tranquilidade coletiva e não um rastilho de ódios e vinganças mesquinhas; favorece o Comércio, a Industria e tudo quanto possa contribuir para o bem e o progresso da nossa cidade e da nossa Pátria. E assim tu serás, ó Maria Imaculada, cada vez mais e melhor a nossa Mãe, e nós também os teus filhos cada vez mais amorosos e fiéis.

NOTA: Publicado no Jornal de Santarém em 06 de dezembro de 1952.


Nenhum comentário:

Postar um comentário