terça-feira, 5 de dezembro de 2017

O Projeto Rondon no município de Juruti – 1971

Chegou ao município de Juruti, procedente do Rio de Janeiro, a equipe do Projeto Rondon VII, que atuará no período compreendido entre 13 de janeiro e seis de fevereiro de 1971.
A equipe é assim constituída: Medicina – José Mathias; Odontologia – Luiz Henrique Pereira de Araújo; Letras – Maria Tereza Viégas Santos; Nutrição – Rita Céli Duarte Felícia; Agronomia – Carlos Alberto Zuquetto; Direito – Silvia Freire Costa e Serviço Social – Hélio Farias Moraes, como chefe da equipe.

Durante a estada no município, os universitários empreenderão vários trabalhos de grande vulto na comunidade.
As partes médica e dentária atenderão diariamente a população nos horários: de 2ª a 6ª – das 8 às 12 horas e das 14 às 17h, sábados – das 8 às 12 horas.
A equipe de Serviço Social fará uma pesquisa socioeconômica na região; assessorará o Clube de Mães; motivará a comunidade em seu espírito recreativo e promoverá festividades no Centro Social.
A professora promoverá cursos sobre alfabetização (métodos) e também dará uma iniciação à Matemática moderna.
Será dada, pela nutricionista, palestras sobre a alimentação do pré-escolar e escolar; alimentação rica em proteínas com alguns cardápios, alimentação do infante, cuidados na higiene e métodos de cocção dos alimentos.
O setor de Direito fará pesquisa sobre a situação político-social-jurídico do Município, bem como palestras sobre o valor da identificação pessoal, do serviço militar, dos registros (nascimento e óbito), além de assessorar, no possível, a Prefeitura.
O setor agronômico terá como finalidade primordial dinamizar e difundir a horta doméstica, pois são as hortaliças uma ótima fonte de vitaminas. Seguindo com palestras e atendimentos pessoais ou particulares quando necessário. Recorrer aos diferentes fazendeiros, procurar levar suas dificuldades às autoridades competentes, principalmente o funcionamento de um Crédito no Município.
Para a realização desta Operação Rondon VII, contarão os seus componentes com o apoio total da Prefeitura, da Paróquia e também dos residentes no Município.

NOTA: Publicado no Jornal de Santarém de 30 de janeiro de 1971.


Nenhum comentário:

Postar um comentário