sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

O Prefeito que consagrou Santarém ao Sagrado Coração – 1960


No banquete oferecido pela Prefeitura de Santarém aos Exmos. Srs. Arcebispos e Bispos presentes ao 1º Congresso Eucarístico de Santarém e que teve lugar nos amplos salões sociais do Centro Recreativo, quando o dr. Prefeito Municipal fazia o oferecimento, entre outras palavras proferiu as seguintes e que merecem especial registro:

Assim como Cristo na Última Ceia instituiu o Sacramento Maior – A EUCARISTIA – eu também, neste banquete, desejo, ad referendum da Câmara Municipal, promulgar a lei maior de meu Governo e que passo a ler:
DECRETO Nº 104/60, de 18 de Dezembro de 1960
O Prefeito Municipal de Santarém, usando das atribuições que lhes são conferidas por lei, etc.
CONSIDERANDO que o município de Santarém tem sua história vinculada à epopeia missionária da Amazônia;
CONSIDERANDO que a grande maioria de sua população professa a religião católica;
CONSIDERANDO que Santarém está vivendo dias de profunda vibração religiosa na celebração do Congresso Eucarístico da Prelazia, em comemoração do 50º aniversário de fundação da benemérita Congregação das Missionárias da Imaculada Conceição;
CONSIDERANDO que comemoramos as bodas de ouro da ordenação sacerdotal do Revdo. Frei Plácido Toles, cuja ação foi dedicada em grande parte à região tapajônica;
RESOLVE:
Ad referendum da Câmara Municipal, que o nosso município de Santarém seja, oficialmente, consagrado ao Sagrado Coração de Jesus, no dia do encerramento do CONGRESSO EUCARÍSTICO DE SANTARÉM.
Santarém, 18 de dezembro de 1960.
Ubaldo Campos Correa – Prefeito Municipal.
Publicado na Secretaria da Prefeitura Municipal aos dezoito dias do mês de dezembro de mil novecentos e sessenta.
Geraldo Itamar de Siqueira Pereira – Secretário Municipal”.

Terminadas suas palavras foi o senhor prefeito aplaudido pelos seus colegas presentes que, em rápidas palavras, apoiaram o gesto do dr. Ubaldo Correa, entregando também seus municípios ao Sagrado Coração de Jesus, respectivamente: Óbidos, Itaituba, Prainha, Almeirim e Monte Alegre.
A atitude do gestor santareno foi muito bem recebida pelos Exmos. Bispos presentes, que não pouparam palavras para louvar tão belo gesto.

NOTA: Pulicado no Jornal de Santarém de 24 de dezembro de 1960. Na foto, o prefeito Ubaldo Correa aparece ao centro, tendo ao seu lado direito Dom Tiago Ryan e Dom Alberto Ramos e ao seu lado esquerdo o Major Itamar e Frei Vianey Müller.


Nenhum comentário:

Postar um comentário