sábado, 19 de janeiro de 2019

Tristes ocorrências em Fordlândia – 1929


Há tempos que os trabalhadores nacionais, de Boa Vista, vinham criando ódio aos barbadianos e outros estrangeiros “de cor”, cuja grosseria e arrogância procuravam sempre espezinhar os brasileiros. Anteontem (06 de junho) à tarde, um desses barbadianos feriu à canivete ou à faca, um rapaz brasileiro. Levantaram-se então os nossos patrícios e quase lincharam o “preto”, que chegou ontem à nossa cidade, onde está em tratamento.

Lançada a faísca declararam-se em parede pacífica, tendo a adesão dos outros estrangeiros, impondo a retirada de tudo quanto fosse barbadiano.
A administração da Empresa Ford concordou em dispensar do serviço os barbadianos e, desde ontem, começaram eles a chegar a esta cidade, em lanchas do Ford.

NOTA: Publicado no Jornal A Cidade de 08 de junho de 1929. Os barbadianos (naturais de Barbados) foram um dos muitos grupos estrangeiros que vieram trabalhar nas possessões da Companhia Ford no Tapajós. O blog manteve o texto original, com expressões que hoje são consideradas de cunho racista, mas que eram usadas pela imprensa da época.


Nenhum comentário:

Postar um comentário