segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Uma visita ao Parque Estadual de Monte Alegre - PEMA

No último sábado estive conhecendo o recém-inaugurado Parque Estadual de Monte Alegre – PEMA, inaugurado no mês de dezembro de 2018, pelo governador Simão Jatene. Infelizmente, o complexo inaugurado ainda está incompleto, faltando uma boa sinalização, o Museu e a Biblioteca (que só existem na placa indicativa) e uma melhor capacitação para os guias turísticos, entre outros pontos. No entanto, a viagem vale a pena!



O complexo do Parque Estadual abriga diversos sítios arqueológicos com pinturas rupestres e interessantes formações geológicas. Tive oportunidade de conhecer a “Caverna da Pedra Pintada”, o “Painel do Paredão”, a “Pedra do Cogumelo”, a “Pedra do Pilão”, os painéis da “Serra da Lua”. Lugares que há muito tempo desejava conhecer. Provas da existência do ser humano na Amazônia há mais de 10.000 anos atrás.


A estrada que leva ao sítio, por enquanto, permite a passagem de carros pequenos, mas para um melhor aproveitamento da viagem é sugerido que se possa ir de carro traçado. Dentro do parque a estrada é de areia. Cada guia acompanha um grupo de até dez pessoas, cobrando R$ 25,00 (vinte e cinco reais) para cada ponto visitado.


Para visitar todos os pontos é preciso um dia de viagem. O PEMA funciona de 6h30 às 17h. O período da manhã é melhor para visitação. A caminhada nas trilhas e escaladas é de cerca de 4 km, mas as escaladas exigem um bom preparo físico. A paisagem, no entanto, compensa todo esforço. Recomendo aos leitores do blog que possam visitar e, principalmente, conservar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário