terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Sete notícias de outros janeiros...


1929 – O primeiro concurso de Miss Santarém
A direção do jornal “A Cidade” organiza o primeiro certame do concurso de beleza denominado de “Miss Santarém”. A campeã, disputaria o concurso de “Miss Pará”. Foi a primeira vez que as santarenas puderam disputar esse concurso de beleza em sua cidade natal. A votação foi feita por meio de cédulas distribuídas pelo citado jornal.

1936 – Nova professora para Óbidos
A recém-formada professora normalista, Philomena Vieira Braga, chega à Óbidos para lecionar no Educandário São José, mantido pelas Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição. Professora Philomena, foi aluna do Colégio Santa Clara, mantido pelas mesmas religiosas, em Santarém.

1958 – Dom Floriano Loewenau parte para Óbidos
Na noite do dia 28 de janeiro, grande número de pessoas lotou o estádio municipal Aderbal Correa para participar da cerimônia de despedida do bispo Dom Floriano Loewenau. No dia seguinte o prelado partiu para a vizinha cidade de Óbidos, onde assumiria como seu primeiro Bispo dias depois.

1966 – O “descimento da cruz”
No dia 05 de janeiro, oito homens descem da antiga cruz do altar lateral onde se encontrava, a imagem de Jesus Crucificado, ofertado para a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição pelo naturalista Carlos Frederico Felipe “Von Martius”. A obra ficaria na sacristia da Matriz até ganhar uma nova cruz, em madeira de quariquara, no centro da nave do Altar Mor.

1972 – Quadrangular vira Triangular
Com a desistência do São Francisco Futebol Clube, que decidiu sair da decisão do Campeonato Santareno (conhecido como Torneio “Cidade de Santarém”), o Conselho Deliberativo formado pelos outros três clubes: São Raimundo (que se absteve de votar), América e Bom Sucesso, decidiu continuar o campeonato em forma de triangular entre os referidos três times que ficaram.

1982 – Paraense X Mariano em Óbidos
Com dois gols, um marcado por Valdir e outro por Pincha, o time do Paraense (vide foto) derrota o Mariano esporte Clube, em Óbidos, em uma partida no dia 17 de janeiro, com grande participação de público no estádio municipal General Rêgo Barros, conquistando, assim o título de bicampeão obidense de futebol.



1983 – População protesta contra mudança de nome de rua
A população de Santarém protesta contra a mudança do nome da Avenida Barão do Rio Branco para Everaldo Martins. A proposta foi apresentada pela Câmara Municipal. O governo do Estado, sabendo do fato, decidiu apresentar o nome de Everaldo Martins para a Rodovia que liga Santarém à Alter do Chão e o nome Barão do Rio Branco ficou mantido no seu devido lugar. 

NOTAS:
1929 – Jornal A Cidade de 26 de janeiro.
1936 – Jornal O Mariano de 26 de janeiro.
1958 – Jornal de Santarém de 01 de fevereiro.
1966 – Jornal de Santarém de 15 de janeiro.
1972 – Jornal de Santarém de 08 de janeiro.
1982 – Jornal de Santarém de 23 de janeiro.
1983 – Jornal de Santarém de 22 de janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário